Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

OpenWRT: Instalando em um computador ou VM

Mais um artigo da série sobre o OpenWRT.

Apesar de recomendar o uso do OpenWRT para os "computeiros" em geral, trocar o firmware do seu roteador "para ver como é" o OpenWRT não é uma boa prática. Se este é o seu caso, este artigo foi feito para você.

O OpenWRT, devido a sua gama de roteadores suportados, tem a portabilidade como um fator fundamental de sucesso. Ele precisa operar tanto em dispositivos com ARM, Mips e outros processadores um tanto quanto exóticos para quem somente trabalha com a arquitetura Intel clássica.  Se ele funciona para tantas arquiteturas diversas, por que então não funcionaria com um computador i586? Bem, ele funciona.

No mesmo local onde é encontrado os firmwares para os roteadores, existe um "alvo" específico para a arquitetura x86 (ix86, i586). É neste link aqui e é chamada de x86_generic. Assim como para qualquer outra arquitetura, existe também o ImageBuilder que já comentei anteriormente. Porém, o espaço em disco não é problema para um x86, onde o armazenamento gira em torno dos Gigabytes e não Megabytes. No link que passei, como sempre, existe vários arquivos. Dentre as opções de imagens, foi destacar algumas.
  • openwrt-x86-generic-combined-ext2.img.gz
  • openwrt-x86-generic-combined-ext2.vdi
  • openwrt-x86-generic-combined-ext2.vmdk

A versão "combined" não possui a partição /overlay. Ele funciona como a raiz de uma distribuição Linux clássica: alteração direta no disco. Se você apagar o que não deve, pode precisar começar do zero. Bem, isto não é tão crítico em um PC. Basta usar um LiveCD ou reinstalar o OpenWRT. Das três opções que eu listei são, em ordem: uma imagem (compactada com gzip) para ser copiada no disco (usando dd, por exemplo), um disco para VirtualBox e um disco para Vmware. Para experimentar, as duas últimas são as mais indicadas. Existe também a versão rootfs-squashfs, similar ao utilizado em um roteador embarcado, mas ainda não experimentei.

A arquitetura x86_generic também pode ser utilizada não como um "experimento" mas sim como um roteador em produção. Já precisei mais de uma vez montar um roteador com Linux utilizando um PC. No meu caso, até hoje, só utilizei distribuições clássicas, e isso dá um pouco de trabalho. Porém, hoje em dia, diante das facilidades de configuração do OpenWRT, eu optaria por utilizá-lo como "distribuição" dos meus roteadores.

Se for utilizar as versões virtuais (vdi, vmdk) em produção, vale a pena dar uma olhada se os drivers de rede estão "acelerados". Não sei se os drivers paravirtualizados (vmware-tools, vboxadditions) estão integrados na imagem. Mesmo sem eles, acho que o desempenho de um roteador com um processador Core 2 Duo moderno deve ser mais performático do que um processador de 400 Mhz dos roteadores "residenciais" ou SOHO. Com recurso de VLAN, pode-se montar um ambiente bem interessante.

Até a próxima.

3 comentários:

  1. Esse OpenWRT x86, ele não roda automático igual o dd-wrt versão x86?

    aqui precisa de teclado e precisa forçar o grub
    ja o dd-wrt ele roda no automático sem precisar de nada.. so ligar e rodar..

    estou com problemas com esse openwrt versão kamikaze com servidor http para configurar no navegador.

    ele precisa de auxilio a monitor e teclado, assim não da..

    tem como me ensinar a deixar tudo no automático, liga e ja sair rodando igual no roteador mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kamikaze é um pouco antigo. Já tentasse versão mais nova?

      Não sei o que você quer dizer com "ele precisa de auxilio a monitor e teclado, assim não da.. ". A versão para x86 funciona de maneira similar à versão de outras arquiteturas, com ip padrão e dhcp na porta LAN, interface web, etc.
      Além disto, por padrão, a versão x86 tem suporte para teclado e monitor mas não é requisito usá-los.

      Excluir
  2. Existe uma mini placa do tamanho de um roteador, eles tem processador x86 da AMD, tem suporte a USB e mini-pci para conectar uma placa wireless, também tem suporte a porta serial.
    Vc já viu uma dessas? por ser tão compacta, daria pra fazer um ótimo roteador, tem a versão com 2 mini-pci e 1 mini IDE para smart card e uma porta RJ45 ou a versão de uma mini-pci, porem tem 3 RJ45
    ou seja, se vc quer um roteador/radio wireless vc sacrifica portas de ethernet, mas se for roteador normal, ai vc sacrifica uma porta mini-pci
    seria otimo montar uma dessas, pena que só vende lá fora :(
    se chama pc engine

    ResponderExcluir