Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

sábado, 3 de outubro de 2015

OpenWRT: Configurando o QoS - Utilizando o SQM

Este é mais um artigo da série sobre o OpenWRT.


O problema de QoS foi tratado em dois posts anteriores. No primeiro, mostrando o problema e no segundo configurando uma solução com o qos-scripts. Este artigo é uma alternativa ao uso do qos-scripts, utilizando o sqm-scripts.

O SQM surgiu do projeto CeroWRT (fork  do OpenWRT), que tem como principal objetivo atacar o excesso de buffer nos equipamentos de rede (o bufferbloat), que geram grandes latências quando o enlace está sobre carga. As melhorias deste projeto retornaram para o OpenWRT (versão BB ou posterior) e para o Linux em geral.

Vamos rever alguns conceitos: podemos avaliar um enlace por três parâmetros:
  • A taxa de transmissão (vulgarmente conhecido como "velocidade");
  • A latência (duração da viagem de um pacote até seu destino);
  • E o jitter (variação na latência).
Contratamos internet sempre pelo primeiro parâmetro (taxa de transmissão) mas dificilmente olhamos os demais. Os "speedtests" focam no primeiro, que é quantos dados você pode receber/enviar em um determinado tempo. Este é o fator determinante de quanto tempo o download de um arquivo vai levar ou se sua conexão vai aguentar assistir aquele filme do Netflix sem engasgar.

Os outros dois parâmetros (latência e jitter) são mais importantes para aplicações "em tempo real", como videoconferência, voz (VoIP), sessão remota (VNC, RDP, etc) e jogos online com interação imediata (FPS, MMORPG, RTS, etc, mas não o poker). A latência determina em quanto tempo o inimigo do Battefield que entrou na sua frente vai aparecer no seu computador e também quanto tempo o seu tiro vai levar para chegar ao servidor. Se a latência for muito grande, até seu tiro chegar ao servidor, seu inimigo mirou na sua cabeça, pensou duas vezes e atirou umas três vez. No "mundo virtual", você estava morto antes de tê-lo visto. Mesmo na navegação Web, a latência importa pois se ela estiver em algo como 1s, um clique em uma página vai levar uns 6 segundos para começar a carregar. É o clássico "a internet está lenta hoje", mas ao baixar um arquivo, a taxa de transmissão não está tão ruim. Já o jitter é a variação deste atraso. Se for significativo, os pacotes começarão a chegar fora de ordem e não serão úteis para aplicações em tempo real. Para minimizar isto, foram criadas filas (buffers) que reorderam os pacotes enquanto aguardam serem enviados. O problema é que atualmente se exagera no tamanho nesta fila, gerando o problema do bufferbloat.

Quando o enlace estiver sobrando, não existem filas e não existe problema. Agora, quando você tem alguém enchendo a fila dos roteadores no seu caminho (que ocorre quando você baixa ou sobe qualquer coisa na velocidade do seu enlace), o excesso de buffer gera uma fila longa e aumenta da latência). Para testar isto, faça um ping a um equipamento fora da sua rede (ex: 8.8.8.8 do google) e inicie um download ou upload (ou ambos) grande para um local que consiga usar toda a sua conexão. A latência do ping irá fatalmente aumentar. Esta diferença no tempo antes e depois do download/upload é um indicativo do tempo que um pacote leva para passar na fila dos seus roteadores. Você também pode fazer isto por alguns provedores de "testes de velocidade", como o http://www.dslreports.com/speedtest (não foque na velocidade ou na latência, que pode ser pequena/grande pela distância, mas no bufferbloat). O ideal seria que a latência mesmo quando o enlace estiver com carga (download ou upload) deveria ser apenas um pouco maior do que a situação quando o enlace está ocioso. Outra forma de testar é pelo script betterspeedtest do projeto CeroWrt. Funciona em qualquer Linux ou de dentro do OpenWRT (basta instalar o netperf).

E como resolver o bufferbloat? Deixe as filas menores para que, quando cheias, novos pacotes sejam descartados, informando ao emissor que ele precisa "pegar leve". Em conjunto, você pode dividir seu tráfego em filas para casos distintos (similar aos caixas-rápidos do supermercado que limitam o atendimento a clientes com até 20 produtos).

No OpenWRT, existem duas propostas para solucionar este problema: o qos-scripts (mais antigo) e o sqm-scripts (mais novo), que trabalham em conjunto com o escalonador de pacotes padrão fq_codel (também focado no problema do bufferbloat). O primeiro faz algumas classificações automáticas (pelo volume de tráfego e alguns sabidamente urgentes) mas deixa a parte pesada da classificação na mão do operador. Já o segundo utiliza inteligência para classificar o tráfego automaticamente, sem parametrização (SQM significa "Smart Queue Management". A inteligência está parte "Smart"). Neste artigo vou tratar de como configurar a segunda proposta.

Tanto para o qos-scripts como para o sqm-scripts, o parâmetro determinante para o seu funcionamento é a taxa de transmissão do enlace. Para controlar a fila, o roteador tem que fazer a fila da conexão fica nele, seja para subir ou descer pacotes. E para a fila ocorrer no roteador, este tem que limitar o tráfego a um valor menor do que a sua conexão com a internet pode aguentar. Assim, não serão feitas filas significativas nos equipamentos da sua provedora de internet, apenas no seu roteador. Por isto, o valor de download/upload configurado deve ser menor do que o contratado. Falam de algo entre 85% a 95% da taxa de transmissão real. Se este parâmetro for maior do que a taxa de transmissão real (real, não a contratada), os controles não atuarão e o QoS não será efetivo.

sqm-scripts e o qos-scripts são mutualmente exclusivos. Se estava usando o qos-scripts e quer usar o sqm-scripts, remova-o antes de iniciar o processo.

A instalação do sqm-scripts é bem simples e parecida com o qos-scripts:

# opkg update
# opkg install sqm-scripts

Se quiser a interface Luci (web):

# opkg install luci-app-sqm

O arquivo de configuração fica em /etc/config/sqm, que pode ser alterado sem problemas pelo Luci em "Rede/SQM Qos". A configuração mínima se limita a:
  1. Habilitar a configuração;
  2. Definir a interface WAN, normalmente eth1 ou eth0.2. Esta pode ser identificada na página de interfaces ou mesmo em "Estado/Visão Geral";
  3. Configurar os valores de download e upload para algo entre 85% a 95% da taxa de transmissão real.
Depois é só habilitar e disparar o serviço sqm pela interface Luci ou pelo SSH:

/etc/init.d/sqm enable
/etc/init.d/sqm start

Feito! Só testar a sua conexão. Para efeitos de testes, eu usei o script betterspeedtest que mencionei acima diretamente no roteador.

Inicialmente, sem o SQM:

root@router.lan3:~# sh betterspeedtest.sh
2015-09-30 01:27:05 Testing against netperf.bufferbloat.net (ipv4) with 5 simultaneous sessions while pinging gstatic.com (60 seconds in each direction)
..............................................................
 Download:  5.14 Mbps
  Latency: (in msec, 62 pings, 0.00% packet loss)
      Min: 16.616
    10pct: 485.537
   Median: 762.117
      Avg: 751.026
    90pct: 963.462
      Max: 970.820
.................................................................
   Upload:  0.63 Mbps
  Latency: (in msec, 62 pings, 0.00% packet loss)
      Min: 10.778
    10pct: 840.844
   Median: 1006.490
      Avg: 971.260
    90pct: 1115.123
      Max: 1151.302

A taxa de transmissão corresponde a contratada (até mais) mas a latência do download/upload, respectivamente, sobe de 16/10 milissegundos em "repouso" para, em média, 762/1006 milissegundos quando em carga. Isto significa que, sobre carga, tudo que dependa de resposta rápida vai "engasgar" em torno de um segundo antes de chegar ao seu destino. E isto é multiplicado para protocolos que exigem negociação/confirmação, como o TCP. Se você já sentiu sua internet lenta quando está anexando um documento grande em um email vai saber do que eu falo.

Agora ativando o SQM:

root@router.lan3:~# sh betterspeedtest.sh 
2015-09-30 01:40:12 Testing against netperf.bufferbloat.net (ipv4) with 5 simultaneous sessions while pinging gstatic.com (60 seconds in each direction)
.............................................................
 Download:  4.61 Mbps
  Latency: (in msec, 61 pings, 0.00% packet loss)
      Min: 10.860 
    10pct: 12.388 
   Median: 18.495 
      Avg: 20.443 
    90pct: 27.702 
      Max: 57.228
..............................................................
   Upload:  0.5 Mbps
  Latency: (in msec, 60 pings, 0.00% packet loss)
      Min: 11.078 
    10pct: 12.813 
   Median: 25.371 
      Avg: 26.920 
    90pct: 42.409 
      Max: 54.265

Agora o aumento na latência foi bem menor! A média subiu apenas para 18/25, respectivamente. Em contrapartida, a taxa de transmissão foi menor pois estou podando ela antes de atingir o limite que a operadora me oferta.

Mas o valor ainda subiu muito! Olhe o valor máximo! O SQM tem um certo volume de carência em função da taxa de transmissão configurada. No início da conexão, ele permite que a fila aumente pois ainda não conhece o comportamento desta conexão. No speedtest pelo navegador que mencionei anteriormente, é possível observar este comportamento. Quando esta apresentar um volume maior, ela vai ser reclassificada. Outro motivo é para aproveitar melhor as rajadas de tráfego (seu provedor, por exemplo, pode liberar uma maior taxa de transmissão para os primeiros kbytes para tornar a resposta de coisas leves como navegação em páginas mais fluída). Se podar ainda mais sua conexão, ou fazer um teste mais longo, a média tende a ser menor.

Brinque, teste variações na configuração na velocidade de upload e download. Avalie quando o QoS se tornou efetivo. Compare com o qos-scripts. Avalie a usabilidade da internet. Compartilhe sua experiência com o sqm-scripts no fórum deste blog.

Até a próxima.

53 comentários:

  1. Luiz, tenho acompanhado teus posts sobre o openwrt e acho eles muito bons.
    Não costumo comentar, mas hoje resolvi fazer uma sugestão. Um artigo sobre o "guest wifi" (separação de wlan(s) doméstico x convidados) seria um ótimo acréscimo para tua série sobre o openwrt pois chama a atenção para um grande brecha de segurança que é dar acesso a sua rede particular para quem quer apenas acessar a internet.
    Tenho uma rede convidado em casa configurada nos moldes da literatura disponível no wiki do openwrt e funciona muito bem.
    Enfim, é só uma sugestão.
    Abraços e parabéns pelos artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius,

      Tem um post já antigo sobre múltiplas wlan e sobre múltiplas LAN. http://luizluca.blogspot.com.br/2012/01/openwrt-turbine-seu-roteador_27.html

      Se não foi o suficiente, me avisa que tento montar um post específico.

      De qualquer forma, obrigado pela sugestão

      Excluir
  2. Luiz, primeiramente parabéns pelo excelente material que compartilha com a comunidade.
    Estou precisando de ajuda, instalei a versão 14,07 no meu airrouter ubiquiti, ao iniciar o mesmo "pinga" 3 vezes e depois não responde mais. É possível acessar pelo modo de recuperação, porém ao rodar o comando mount_root, é apresentado uma mensagem de erro "jffs2 is not ready - marker found" e as modificações que faço aparentemente não funcionam. Poderia me ajudar? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, melhor perguntar pelo fórum: no fim e no começo da página.

      Adiantando, o erro indica que o local esperado para ter o jffs2 (logo após a parte do squashfs) tinha algo diferente do esperado (que é um cabeçalho do jffs2 ou limpo).

      Já tentou o firstboot?

      Excluir
  3. Olá Luiz, tudo bom ? Parabéns pelo site. Venho acompanhando seus post e gostando muito. Atualizei meu OpenWRT para o 15.05 e nao estou achando o pacote sqm-scripts nele. Sabe se na nova versão esse pacote está disponível ?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Mas um excelente Tutorial.
    Uma dúvida, tenho velox de 5Mbps/512Kbps e usando o script que você sugeriu direto no roteador ele aponta uma banda de 1.98Mbps/0.4Mbps mas no speedtest aponta 4.34Mbps/0.4Mbps em qual deles devo confiar?
    Outra coisa, posso usar o sqm para limitar a velocidade em uma Wlan Guest?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre,

      Como comentei no artigo, "não foque na velocidade ou na latência, que pode ser pequena/grande pela distância, mas no bufferbloat". Como os servidores de teste estão longe, deve ocorrer variações. O problema de não chegar na velocidade contratada é que o ponto de gargalo (e da fila de pacotes) não fica na sua conexão de internet com o provedor, mas em algum ponto no caminho. Com isto, fica complicado avaliar o tamanho do buffer. Você ainda poderá usar o mesmo teste desde que congestione o seu link (upload e download) durante o teste.

      Quanto a limitar a taxa de transferência, não é a ideia do SQM. Ele trata todo tráfego como "igual" e só evita que uma conexão monopolize a fila. Para fazer o que você quer, vai precisar customizar os scripts do sqm, adicionando a restrição de tráfego antes do sqm.

      Tem um tópico sobre isto no fórum deste blog
      http://luizluca-blogspot.1115460.n5.nabble.com/Limitar-download-Lan-no-openwrt-td175.html#a176

      Excluir
    2. Então Luiz, eu tenho a mesma situação. No caso eu não "vendo" internet, mas divido com vizinhos. O QOS ajudaria em termos gerais, mas eu acho que não faria o que eu precisaria, como você já comentou acima.

      Então, eu tenho hoje já reservado por dhcp os ips deles por faixas. Tipo, do ip 21 até 40 é do vizinho A, do ip 41 até o 60 é do vizinho B, do ip 100 até 150 são os da minha casa.

      Hoje o sistema da TPLink me permite fazer isto, a limitação de velocidade. É o UNICO motivo de não ter colocado ainda o SuperWRT/OpenWRT.

      Aqui é feito o bloqueio, só para você ter uma ideia.

      https://dl.dropboxusercontent.com/u/1608923/tplink.jpg

      Sem ser por linha de comando com iptables, que eu não tenho muita familiaridade, teria como ter uma interface luci parecida com isto do link acima ?

      Excluir
    3. Arcanjo,

      Não conheço algo pela interface web. Desculpa.
      E nem seria pelo iptables mas pelo tc :-)

      E libera mais internet para teus vizinhos que não está bem dividido aí ;)

      Excluir
    4. Bom, você viu por ai que eu não manjo muito né ? Rsrsrs
      Eu já até vi algo, procurando sobre o assunto, de tc... Mas sinceramente achei que conseguiria alguma coisa do tipo do tplink padrãozão ali...
      Eu queria mesmo era algo que facilitasse a manutenção, sabe ? E via web, seria muito simples ativar esta regra, que eu coloco sempre que vou jogar online. Mas não achei nada, nem em blogs em inglês. Foi ai que achei o seu com um conteúdo excelente. Inclusive, parabéns por isto.

      Vou ver o que dá pra fazer com TC (procurando até aqui no seu blog, inclusive).

      Se tiver mais alguma dica ou algo do tipo, me avise por favor.

      Excluir
  5. Caro Luiz, antes de mais nada, parabéns pelo Blog, seus artigos sobre o OpenWRT são muito bons.

    Eu queria saber sua opinião sobre minha situação e como eu devo implementar um QoS. Eu tô num link muito fraco da NET Virtua, 1Mbps down e 256 Kbps up, não sou gamer mas baixo muitos arquivos torrent usando o Transmission, só que se eu deixar a banda pra baixar liberada nasconfigurações do transmission não consigo nem navegar na web, muito menos ver videos, falar no skype, etc. Já tentei implementar o SQM e não tive resultado, continuo tendo o mesmo problema do transmission sugar a conexão toda (não sei se é banda por si mesmo ou congestionamento da fila...) vou tentar implementar através de QoS tradicional, mas quando eu usava o DD-WRT que tem um QoS out-of-the-box, eu também não tive resultados.

    De qual forma você tentaria implementar um tipo de QoS para que meu roteador controlasse o uso da rede fominha do transmission? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vou jogar lá no blog, beleza?

      Excluir
    2. blog? Que blog?

      256 Kbps up realmente é baixo. O controle das filas nesta situação de tanta restrição pode ser desafiador. Acho que o SQM nem O maior problema é que no torrent devem existir muitas conexões simultâneas enviando pacotes e novas conexões sendo abertas frequentemente. A combinação muitas conexões sendo abertas rapidamente e baixo up na sua internet não deve deixar a vida do SQM fácil.

      Você pode testar baixar mais ainda a taxa de up configurada no SQM. Porém, como você já está com ela originalmente baixa, talvez não terá benefícios.
      Quanto ao torrent, sugiro nunca deixar ele com o up livre. Sempre é bom restringir pelo software. Algo como 200kbps já vai ajudar.

      Excluir
  6. Mais um excelente tutorial seu, Luiz. Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. luiz bom dia, ganhei um roteador tplink wdr3600, ele esta com firware openwrt, porem nao consigo login e senha para acessar as configurações do roteador, botão reset não responde, o que faço? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, siga as instruções em http://luizluca.blogspot.com.br/2013/12/openwrt-recuperacao-de-desastre-em-video.html. vai precisar usar um cliente telnet, como o putty. Depois de conectar, mount_root e passwd

      Excluir
  9. Boa tarde Luiz,

    Estou em dúvida da interface, estou usando conexão PPoE ai a interface que mostra no Overview é a pppoe-wan, é essa mesmo?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei pppoe com OpenWRT mas parece que é o dispositivo de rede do Linux para a interface Wan (equivalente ao eth0 ou wlan0). Interfaces no OpenWRT são abstrações que podem representar um dispositivo, um conjunto deles ou mesmo um switch virtual ligando várias interfaces.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta.

      Olhando pela Network -> Interfaces, Edit na pppoe-wan, em Physical Settings está assinalada a: VLAN Interface: "eth0.2" (wan)

      Então o correto é a eth0.2?

      Excluir
    4. Eth0.2 é o dispositivo Ethernet. Anos atrás quando usei pppoe, ele criava um dispositivo ppp. Se conectar via ssh, o comando ifconfig ou "ip a" vai tirar sua dúvida. Vai ter alguém referenciando o ppp

      Excluir
    5. Usando o ifconfig apareceu as seguintes interfaces:
      br-lan, eth0, eth0.1, eth0.2, lo, pppoe-wan, wlan0

      Seria a pppoe-wan?

      Excluir
  10. Sim Rafael,

    Só não tem um pronto no OpenWRT. Tive que implementar manualmente. Veja em http://luizluca-blogspot.1115460.n5.nabble.com/Limitar-download-Lan-no-openwrt-td175.html

    O problema é que você precisa conhecer previamente a quantidade de clientes. Cada um pode usar um segmento da rede próprio e você reserva 1/n di link para ele. Quando o link estiver ocioso, o resto é dividido proporcionalmente entre os usuários.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Luiz. Rapaz, não sei o que está havendo com esse script, mas o mesmo não está funcionando bem aqui. Possuo um link de 120/10 da NET, mas ao configura a parte do download no script, ele simplesmente limita a velocidade da minha net para menos de 10Mbps.

    Se eu coloco "120000" no download, não funciona. Se eu coloco "12280" também não funciona. Oo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, ele vai impor um limite no valor que você colocar. Para 120Mbps, seria 120000 mesmo.

      O QoS não tem como saber se o que está limitando o download é o seu link ou em outro ponto (como na origem dos dados ou mesmo na rede local). O QoS só será aplicado quando o link chegar a taxa de transferência configurada. Se seu provedor entregar menos, o QoS nunca vai ser aplicado. O valor que deve estar neste campo é a sua taxa de transferência "real".

      Por exemplo, se sua conexão estiver entregando apenas 90Mbps e você tem dois downloads usando 40Mbps e 50Mbps, o QoS ainda acha que tem 30Mbps ocioso no seu link e não aplicará limites, independente da reserva configurada em cada rede. Alternativas? Configure a velocidade real da sua conexão (mesmo perdendo um pouco do valor contratado) ou reclame com seu provedor para que ele entrege 100% do valor contratado (coisas de contrato de internet...)

      Excluir
    2. A questão não é com o provedor, visto que a NET entrega até mais que os 120Mbps devido ao overhead que ela aplica nos profiles. O problema é mesmo o script que deve estar bugado.

      Depois testareis com outras configurações pra ver se o mesmo volta a funcionar. Ele funcionava perfeitamente com 30 e 60Mbps, mas não com 120Mbps. Oo

      No mais, obrigado pela atenção! :D

      Excluir
    3. Junior, você pode estar atingindo o limite da CPU do roteador. Observe a carga (loadavg). Se ficar acima de 1, está sobrecarregado. Roteadores simples não aguentam fazer NAT de mais de 200Mbps sem aceleração em HW (que normalmente é uma gambiarra, não é aberta e, portanto, não está no OpenWRT).

      Quando eu tiver um link desses com meu roteador caseiro, eu vou poder testar. Uso o script para dois links 40 simétricos sem problemas. Mas o HW é uma VM em um servidor x86.

      Excluir
  12. Olá Luiz como vai?
    toda vez que reinicio o roteador preciso dar um /etc/init.d/sqm start para funcionar.

    minha WAN vem da wifi cliente(wlan0) e tenho outra wifi como acess point(wlan0-1) e nele tenho o sqm configurado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdiney. Estranho. Observe os logs após o boot para ver se tem algo errado. A rede sobe antes do SQM. Olhe em /etc/rc.d. Rede está na ordem 20 e SQM na 50.

      Pode ser que a rede não espere a conexão do cliente wifi e prossiga. Neste caso, sugiro recarregar o SQM quando a interface de rede subir. Isso pode ser feito com um script em /etc/hotplug.d/net/. Normalmente tem algo lá para te inspirar.

      Excluir
  13. Luiz, sou novato e minha porta WAN está como pppoe-wan, então coloquei no SQM a interface PPPOE-WAN com disciplina fq_codel e fila "Simple_pppoe.qos". Tá certo isso ou devo mudar a filma pra apenas "simple.qos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso. Não estudei a fundo o que ele gera mas a ideia é que ele olha os pacotes dentro do pppoe e não o pacote ethernet externo.

      Excluir
  14. Luiz, é possível penalizar um determinado IP em paralelo com o SQM. Tentei fazer diretamente pelo TC mas não ficou legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, infelizmente não. SQM foi feito para reduzir o bufferbloat, não limitar tráfego.
      O caminho é pelo tc mesmo. ;)

      Excluir
  15. Luiz boa tarde, sei que a pergunta que irei lhe fazer não esta relacionado ao topico do assunto do blog, mais gostaria de saber se vc ja tentou instalar o serviço SNMP no Openwrt, eu possuo GLPI+Fusioninventory instalado em um servidor pessoal, e faço a gerencia de algumas lojas, dai gostaria de instalar o SNMP nos routers dos meus clientes, que por sua vez estão rodando todos com OPENWRT. Porém todo material que encontrei na internet solicita que eu instalei um pacote chamado snmpd ou mini-snmpd porém me retorna um erro no console, acredito eu ser espaço no router.
    Poderia me ajudar ? h2jsilva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, o blog tem um fórum próprio, que é mais adequado para perguntas em geral.

      Sim, é isso mesmo. Eu uso o snmpd. Se estiver faltando espaço em disco, deve ser isso mesmo. Você está usando um roteador com quanto de flash? Se for 4MB, não terá espaço mesmo. Você precisará de uns 750 Kbytes para o snmpd e o libnetsnmp, que compactado pode ficar em uns 300/400. Em uma flash de 4MB, você normalmente tem 200 kbytes livres.

      Se tiver uma USB no dispositivo, pode expandir com um pendrive.

      Excluir
    2. ok Luiz vou lá pro forum, é isso mesmo que voce falou, o equipamento não tem espaço suficiente.
      vou tentar fazer com outro Roteador, você indica algum modelo especifico ?

      Excluir
    3. Faz tempo que eu não compro roteadores. Sempre compre um com, no mínimo, 8 MB de flash e 64 MB de RAM.
      Pegue um da lista com suporte:

      https://lede-project.org/toh/views/toh_available_864

      Mas sempre confira na wiki e fóruns para ver se o suporte não é parcial (ex: sem wifi)

      Eu gosto de comprar com USB pois posso aumentar o disco com um pendrive e também conectar periféricos, como impressoras, HD externo, etc.

      Excluir
  16. Luiz tenho uma dúvida e não consigo resolver. gostaria de limitar a banda em alguns MAC adress específicos. como consigo fazer issono meu OpenWRT 4.4.14 (Luci)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, não tem nada pronto. Existia o wshaper que podia fazer isso mas o qos-scripts e o SQM não tem esta opção na última vez que pesquisei. Contudo, sempre é possível fazendo o seu próprio script tc e regras de firewall para marcas os pacotes

      Excluir
    2. Marcos Eliezer Paglione 26 de novembro de 2018 00:47
      Interessante, estou adorando aprender OpenWrt. Porém fiquei mal acostumado com o firmware tplink. Onde consigo limitar a banda. Tipo ClasseA, ClasseB, etc... Sendo 192.168.4.2a20 ClasseA para mim e esposa, 192.168.4.21a40 ClasseB famíliares, 192.168.4.41a60 amigos ClasseD, 192.168.4.61a80 não muito chegados, 192.168.4.81a99 baixa prioridade e 192.168.100a254 visitantes
      Onde limito a banda por categorias tipo A máxima, B metade, etc... os IP eu amarro por Mac tudo simples amarrar no DHCP o problema é limitar a banda por essas classes

      Excluir
    3. Olá Marcos,

      Eu fiz um pacote para reserva da taxa de transferência:

      http://luizluca.github.io/openwrt/packages-18.06/x86_64/trafficshaper_1.0.0-1_all.ipk

      Só editar o arquivo de configuração em /etc/config/trafficshaper, ativar o serviço e disparar.

      Devo fazer um artigo sobre ele em algum momento quando chegarem as férias ;)

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo conteúdo, conheci seu blog recentemente e sinceramente estou aprendendo muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Luiz, acabei de chegar no seu blog, meus parabéns pelo conteúdo....
    Sou leigo mas estou tentando aprender,queria muito colocar o openwrt aqui parar melhore experiencia em jogos porem não achei no site deles meu modem (dlink dir-853) para baixar.... poderia me ajudar? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ainda não existir, mas você pode acompanhar os esforços em https://forum.openwrt.org/t/support-for-d-link-dir-853/12674

      Excluir
  20. Boa tarde Luiz, excelente trabalho no seu blog, Parabéns!
    Não sei se pode me ajudar, eu tenho aqui na minha estrutura: ONU da operadora que ligo via cabo na porta WAN de um tp-link c60 este com openwrt instalado. Meu objetivo é usar o tp-link apenas como ponte e pegar o ip fornecido pela ONU da operadora. Porém, quando eu ligo a ONU via cabo em alguma porta LAN do tp-link c60, eu não consigo mais usar o SQM para avitar bufferbloat. Minha pergunta é, O Script luci-SQM somente funciona na porta WAN, ou teria como usar apontando para alguma porta da interface LAN? Se puder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porta wan, porta lan é de sua livre definição, normalmente apenas uma vlan atribuída a uma porta. Creio que não tem nada de específico no SQM por ser lan ou wan: para ele é só um dispositivo (ele nem observa a função).

      Faz muito tempo que não uso o SQM. O algoritmo de escalonamento de pacotes padrão nas novas versões é bem respeitável e não exige qualquer configuração (https://en.wikipedia.org/wiki/CoDel). E depois que subi minha conexão para acima de 100M, mal consigo congestionar o canal para testar se ele está funcionando.

      Excluir
  21. boa noite amigo, eu ativo e quando desligo o roteador ele precisa ser acionado manualmente, queria deixar automatico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '/etc/init.d/sqm enable' tem esta função. Você tem certeza que o fez?

      Excluir