Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

sábado, 6 de janeiro de 2018

LEDE renomeado para OpenWRT: projetos "reunificados"

Mais um artigo da série sobre o OpenWrt/LEDE.

Faz quase um ano que postei sobre o lançamento do LEDE, um fork do projeto OpenWrt. Enfim, muita água rolou e agora temos novidades significativas. Mas o que aconteceu desde o lançamento do LEDE?

O surgimento do LEDE atraiu todos os desenvolvedores do OpenWrt. Ficou somente os desenvolvedores originas, "donos da marca" e da infraestrutura. Bem, como eles já não faziam grandes contribuições por algum tempo, o OpenWrt parou de ter um desenvolvimento significativo. Em suma, o OpenWrt mo-rré-u. O LEDE, em contrapartida, estava mais vibrante que o OpenWrt antes dele.

Então, o tempo passou, houveram conversas, e chegaram a um acordo. Os desenvolvedores do OpenWrt não tinham muito o que barganhar além do nome. Por uma série de votações, ficou decido que:

  1. Os desenvolvedores remanescentes do OpenWrt ganhariam acesso de escrita ao LEDE, se tornando efetivamente desenvolvedores do projeto (por meio de votação como para qualquer novo desenvolvedor);
  2. O código usado seria do LEDE, com eventuais melhorias exclusivas do OpenWrt sendo submetidas para avaliação, como qualquer outro patch (bem, sendo GPL, qualquer um já poderia ter feito isso sem pedir autorização);
  3. Mantém-se as regras do projeto LEDE;
  4. O OpenWrt CC está, na prática, abandonado, sendo recomendado o uso do LEDE 17.04.x;
  5. Todos os direitos do OpenWrt e do LEDE foram doados para uma entidade sem fins lucrativos isenta, para não ter mais um "dono da bola";
  6. O nome do projeto LEDE será alterado para OpenWrt.
Este último ponto, sobre o nome, foi polêmico. Não houve uma maioria absoluta mas uma votação equilibrada entre: voltar ao OpenWrt, manter o LEDE e posição neutra. Por poucos votos (acho que foi um), ganhou a volta ao nome OpenWrt.


E o que muda de agora em diante? O LEDE já usa o nome OpenWrt na sua versão em desenvolvimento. A infraestrutura do LEDE deve assumir o domínio do openwrt.org. Os servidores antigos do OpenWrt serão absorvidos. A próxima versão do LEDE será chamada OpenWrt e o nome LEDE deve desaparecer com o tempo.

Falta ainda decidir outros pontos até o lançamento da próxima versão estável (nos próximos meses) como a solução de controle de bugs, fórum e wiki.

Resumão: O OpenWrt de antes mo-rré-u. LEDE foi renomeado para OpenWrt. O LEDE ganhou uns servidores e três desenvolvedores.

O lado bom é que os usuários do OpenWrt CC nem irão notar que mudaram de projeto. Quando a nova versão do LEDE...,digo, OpenWrt for lançada, será que nem uma nova versão do OpenWrt.

Até a próxima!

Um comentário: