Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

domingo, 19 de agosto de 2018

OpenWrt: atualizando para a versão 18.06

Mais um artigo da série sobre o OpenWRT/LEDE.

No post anterior, comentei sobre o lançamento do OpenWrt 18.06. Agora vamos instalá-lo.
Sim, este artigo repete diversos pontos do artigo da versão LEDE 17.01 e a anteanterior

Só um aviso: já foi lançada a versão 18.06.1 devido a uma vulnerabilidade no kernel.

96,72% dos problemas com instalação/atualização com OpenWrt/LEDE que ajudo é em relação a escolha incorreta da imagem da firmware. Como sempre, recomendo a versão squashfs, que possui modo de recuperação. A variante jffs2 e ext4 nem estão mais disponível por padrão para a maioria dos dispositivos. Pegue o arquivo no download da última versão estável e nunca em um endereço qualquer, mesmo que seja na wiki do OpenWrt. Normalmente a wiki referência a versão em desenvolvimento, que não é a que você quer. As versões dentro de "(stables) releases", exceto as com o rc (release candidate) são estáveis. Pegue preferencialmente a mais nova (com número maior). Evite qualquer firmware que tenha no caminho palavras como "trunk", "snapshot" ou "rc1", "rc2"... exceto se estiver testando algo. As versões estáveis também mencionam a respectiva versão do OpenWrt no nome do arquivo como em "openwrt-18.06.1-ar71xx-generic-archer-c7-v4-squashfs-sysupgrade.bin", ao contrário da versão instável/em desenvolvimento "openwrt-ar71xx-generic-archer-c7-v4-squashfs-sysupgrade.bin".

A nomeclatura da versão é adota o formato: ano.mês.correção. O ano/mês se referem ao momento que foi criado um ramo nos fontes para o lançamento da nova versão e não propriamente quando o lançamento final ocorreu. Já o último número é apenas um sequencial de correção. Então, para quem usa uma versão 18.06.x, a próxima 18.06.x+1 deverá conter apenas bugs resolvidos (em especial, os de segurança) e deve ser considerada como recomendada. Estas versões de correção são lançadas com certa frequência. É bom acompanhar (e atualizar).


Em downloads, navegue para releases, a versão desejada (ex: 18.06.x), a "arquitetura alvo" em uso no seu roteador. Se você já é um usuário do OpenWRT, você pode vê-la olhando o arquivo /etc/openwrt_release:
root@router:~#  grep _TARGET /etc/openwrt_release 
DISTRIB_TARGET='ar71xx/generic'
Ou:
root@router:~# grep _BOARD /etc/os-release
LEDE_BOARD="ar71xx/tiny"
OK, chegamos a uma lista enorme de firmwares! Vamos entender o que significa cada parte do nome do arquivo. Tomemos por exemplo "openwrt-18.06.1-ar71xx-generic-archer-c7-v4-squashfs-sysupgrade.bin":
  • openwrt é o sistema operacional que você está instalando ;-)
  • 18.06.1 é a versão do openwrt. Em firmwares instáveis, este campo não existe!
  • ar71xx é a família do SoC (chip) do seu dispositivo. Você descobre isso na wiki do projeto ou abrindo o seu roteador e lendo os CI.
  • generic é o subtipo do layout da flash. Normalmente será o "generic", exceto para casos especiais como roteadores com 4 MB que agora usam "tiny".
  • archer-c7-v4 este é o modelo do seu roteador. Observe em especial a versão do HW (v4) pois ela pode mudar completamente o dispositivo, inclusive de família do SoC e se é suportado pelo OpenWrt.
  • squashfs é o tipo do armazenamento da imagem. Nesta, existe uma cópia imutável dos arquivos (ROM) e o resto da flash é usada para, de forma transparente, guardar as modificações (overlay). Tudo parece editável para o usuário. A diferença é que você pode, a qualquer momento, apagar as diferenças e restaurar o sistema pós-instalação. Pode existir também o formato jffs2. Neste, não existe uma ROM e tudo pode ser realmente apagado. Alterou o arquivo errado? Vai ter que recuperar pela serial, JTAG ou arrancando a flash. Não recomendo!
  • sysupgrade é a função da firmware. Esta é para atualizar de um OpenWrt/LEDE para outro (e, em alguns casos, de outros firmwares alternativos como DD-WRT). Porém, não deve ser reconhecido pela firmware original do roteador. Para primeira instalação, ainda com a firmware original, use a variante "factory".
Finalmente, é muito importante ler a wiki do seu roteador independente se ele já funcionava na versão anterior! São poucos minutos de leitura que podem salvar horas de trabalho ou mesmo seu roteador.

Bem, se eu simplesmente ir na interface, fornecer a nova imagem, ele vai funcionar? Provavelmente, mas talvez não é a maneira que dê menos trabalho. A atualização pode preservar as configurações mas não os programas instalados. Se você tem raiz expandida em unidade externa, a encrenca é ainda maior.

Mas eu nunca instalei um programa! OK, use a interface web e provavelmente todas as configurações serão migradas sem problemas. Já testei isto em mais de um roteador e funcionou sem problemas. Mas faça o backup antes! Caso tenha instalado algum pacote, continue lendo.

Em primeiro lugar, precisamos do plano de retorno caso a nova versão não se comporte como o esperado. Faça sempre um backup geral do seu sistema. No processo de upgrade, eu sugiro que sejam feitas as três formas diferentes de backup que eu comento no artigo sobre o temabackup gerado pelo sistema, lista de pacotes instalados e todos os arquivos do overlay. Este último serve apenas para o plano de retorno caso algo importante não funcione para você na nova versão (e para recuperar algo que não entrou no backup do sistema).

Eu fiz uma proposta de melhoria do backup do OpenWrt para simplificar este processo. Vamos ver como será a aceitação. Mais abaixo mostro como usá-la.

Agora, finalmente, você está pronto para enviar a nova firmware. Se você usa um armazenamento externo para expandir a raiz, leia até o final deste post antes de iniciar o processo! Faça o upgrade pela interface web ou pelo terminal. Inclusive, você pode baixar o arquivo diretamente no roteador. Só cuidado ao colar a URL. O downloads.openwrt.org usa HTTPS por padrão mas o "wget" do OpenWRT não tem suporte para HTTPS (por padrão). Se tiver problemas, remova o "s" de "https".

E pode fazer pela Wifi? Os fabricantes não recomendam usar sempre um computador "conectado por cabo"? Sim, e já tive problemas com atualização a partir da firmware do fabricante por não escutar isto. Mas não com OpenWRT. Se estiver atualizando (e não instalando a primeira vez!), pode fazer pela Wifi sem problemas. Quando a gravação for iniciada, todo o processo já está independente do computador cliente. Só não pode faltar energia ;-)

E depois do "Enter"/"Gravar", é a hora que você reza. Sempre dá um frio na barriga.

Se optar por preservar as configurações, tudo que seria guardado em um backup do sistema (listado pelo "sysupgrade -l") será restaurado. Se você instalou algum pacote e guardou a lista do que foi instalado (lembra que eu sugeri há alguns parágrafos atrás?), esta é a hora que você reinstala os pacotes desejados. Se for instalar manualmente, procure instalar os pacotes de mais alto nível (ex: "luci-app-minidlna" antes de "minidlna"), pois eles irão, por dependência, baixar os pacotes necessários. No final do processo, é bom refazer a listagem do que está instalado e comparar com o que você tinha na versão anterior.

Podem ser criados arquivos sufixados com "-opkg" em /etc/. Este são arquivos de configuração originais do pacote e são criados pois você modificou algo na configuração. Sugiro que verifique se não existe alguma coisa introduzida neste pacote que deveria ser adicionada no seu arquivo de configuração. Eu gosto do diff ou do "vim -d" para este trabalho comparando o arquivoconf com arquivoconf-opkg. Ao final do processo, eu gosto de apagar qualquer -opkg para deixar claro que apliquei tudo que queria.

As atualizações de segurança serão disponibilizadas por meio de atualização de pacotes (exceto as que exijam mudar o kernel). Para listar os pacotes atualizáveis:

# opkg update
# opkg list-upgradable

O maior problema é que estas atualizações de segurança, quando de pacotes embutidos oriundos na firmware instalada, ocuparão o espaço duas vezes no roteador pois ao substituir arquivos existentes na firmware inicial, ainda será preservado a versão em somente leitura para recuperação. Se for um problema para seu caso, a alternativa é esperar a próxima versão com a correção ou gerar uma nova firmware com o pacote atualizado.

Por fim, faça um novo backup geral. É sempre bom preservar o seu trabalho.

Se estiver familizarizado com um terminal, você pode experimentar os novos modos de backup que eu comentei anteriormente. As novas opções são:

  • '-u': salva tudo da /overlay, exceto aquilo que vem dos pacotes, mas inclui os arquivo de configuração modificados e os listados em /etc/sysupgrade.conf
  • '-o': ignora os arquivos que são idênticos ao /rom (já estavam assim na firmware)
  • '-k': inclui uma lista de pacotes instalados para reinstalação

Isso simplifica em muito as instalações mais complexas, com arquivos e pacotes extra. O resultado final é próximo ao que você tem em uma atualização de distribuição no Linux, onde os arquivos são preservados e os pacotes reinstalados:


# cd /tmp
# wget http://luizluca.github.io/sysupgrade
# chmod +x ./sysupgrade
# ./sysupgrade -o -k -u -b backup.tgz
# wget https://downloads.openwrt.org/releases/.../openwrt....bin
# sysupgrade -f backup.tgz openwrt...-sysupgrade.bin
<agora ele reinicia>
# opkg update
# grep "\toverlay" /etc/backup/installed_packages.txt | cut -f1 | xargs -r opkg install
# rm /etc/backup/installed_packages.txt
# reboot

Se precisar retornar a versão anterior do OpenWRT, realize a gravação da firmware antiga, entre no modo de recuperação e restaure a overlay.

Se você não usa uma unidade externa para expandir o espaço interno, seu trabalho acabou. Para os demais, o processo é um pouco mais complicado... Ao atualizar o sistema, você terá um kernel novo que é incompatível com os módulos de kernel ou mesmo com as bibliotecas existentes na unidade externa, que ainda pertencentes à versão anterior. Você precisaria reinstalá-los. Esta é a sugestão de como proceder:

Em primeiro lugar, gere todos os backups sugeridos anteriormente. É importante preservar seu trabalho anterior. Ainda sem instalar a nova firmware, reinicie o sistema sem a unidade externa. Se você seguiu minha sugestão de manter uma configuração básica na flash interna, você ainda terá um ambiente funcional. Com isto, ele vai usar somente a flash interna (com a configuração que você tinha antes de usar a unidade externa).

Ainda com a unidade externa desconectada, faça o procedimento de atualização descrito neste artigo para quem não usa raiz expandida, inclusive com a etapa de backups. Você terá que preservar os dois conjuntos de backups: com e sem a unidade externa em uso. Ao final do processo, você deverá ter a sua configuração básica restabelecida. Caso tenha optado por não preservar as configurações na gravação, você pode aproveitar o backup gerado quando a unidade externa estava desconectada (o segundo) para restaurar as configurações.

Neste momento, a unidade externa ainda está com os programas da versão anterior, que são geralmente incompatíveis com a nova versão (os módulos de kernel sempre o são). Por isto, precisamos nos livrar de todos os arquivos da versão anterior do OpenWRT presentes na unidade externa. Na unidade externa, na partição usada como overlay, remova todo o conteúdo ou mova tudo para um subdiretório (ou para outra unidade se não estiver com espaço livre) afim de que este não seja usado. Como sugestão, crie um "openwrt-versao-xxx" e mova tudo para lá. Refaça a configuração de uso de uma unidade externa (que no mínimo será reinstalar os pacotes necessários). Reinicie o sistema. Você deve estar agora com mais espaço na raiz.

Neste ponto, você ainda terá as mesmas configurações que tinha quando usou o sistema sem a unidade externa. Envie o primeiro backup da versão anterior feito com a unidade externa conectada (primeiro backup). Na sequência, reinstale os pacotes extras, assim como é feito para ambientes sem a raiz expandida. Complete o trabalho com aquele backup final.

Espero que apreciem a nova versão. De agora em diante, vou apenas focar em configurações específicas para OpenWrt 18.06, que ainda podem funcionar nas versões LEDE 17.01, OpenWRT 15.05, 14.07, 12.09 e 10.03.1.

Se pintar um problema, tem sempre o fórum deste blog. Até a próxima.

28 comentários:

  1. Mandando bem, como sempre...
    Fiz doação (meu email no paypal é outro, mas você pode reconhecer pelo domínio).
    Ainda não me acertei com o IPv6 e um dia venço a preguiça, pra criar imagens personalizadas com o Image Builder :P
    Você conhece de rede Mesh? Outro dia dei uma fuçada por aqui, mas não achei nada (ou procurei errado)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leotux_br. LEDE foi renorenom para OpenWrt.
    Use daqui http://luizluca.github.io/openwrt/packages-18.06/

    ResponderExcluir
  3. Estou enfrentando um problema sério com o 18.06 nas conexões PPTP como cliente ou passthrough, tem hora que funciona e outras não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PPTP? Nunca cheguei a usar no OpenWrt. Dá uma olhada nos logs que eles devem dar uma dica do que motivou a desconexão. Só o que você disse não tem muito com o que trabalhar.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Luiz, tu conseguiria fornecer 2 pacotes no seu repositório que são de um fork do OpenWrt?
    O primeiro a princípio não tem dependência nenhuma, parece ser bem simples de portar:
    https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/tree/master/ext-sms

    O outro está unido em um pacote maior. Será que tu conseguiria dar uma olhada e ver se seria possível sem tanto esforço em deslocar esse "acessório" desse pacote de programas?
    Ele está disponível aqui:
    https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/tree/master/ext-rooter-basic

    Eu precisava da parte que era responsável em apresentar o Status do Modem 3G/4G:
    http://ofmodemsandmen.com/status.html

    Usando o programa TextCrawler e buscando por "MCC MNC" que é algo presente na interface gráfica do link acima, eu descobri o caminho do HTML responsável por isso:
    https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/blob/master/ext-rooter-basic/files/usr/lib/lua/luci/view/rooter/net_status.htm

    Enquanto parece que o arquivo acima HTM é vinculado a essa pasta:
    https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/tree/master/ext-rooter-basic/files/usr/lib/rooter/signal

    Queria rodar esses 2 pacotes, o de SMS e o "Status of Modem" na nova versão do OpenWrt 18.06.1 e consequentemente nas mais novas. Já que tu sempre atualiza seu repositório e traz consigo os programas atualizados para os novos branches, seria sensacional ter aqui contigo com facilidade na instalação.

    Para eu usar esses 2 pacotes sem fazer esse procedimento, eu precisaria rodar a firmware custom chamada ROOter, que está disponível aqui:
    http://ofmodemsandmen.com

    Só que ela é executada em uma versão antiga do OpenWrt, com tamanha quantidade de programas que andaram embutindo na imagem (assim como o DD-WRT), acabaram fazendo um fork e ficando pra trás nas atualizações constantes de melhorias que o OpenWrt trás. Além do mais, a imagem deles não permite instalar pacotes do repositório oficial do OpenWrt. Então se qualquer coisa que não está presente no repositório deles, tu fica estagnado com o que tem disponível... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      Os pacotes em si não são compilados.

      Se você simplesmente fazer um tar dos arquivos em:
      https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/tree/master/ext-sms/files
      e
      https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/tree/master/ext-rooter-basic/files

      e jogar na raíz do seu roteador, estará pronto. O problema é que um deles tem dependência de outros pacotes, como +ext-sms +ext-buttons (que podem ser também outros pacotes só de arquivos).

      Enfim, se baixar o repositório e recortar o que você quer, descompacta na raiz do roteador e seja feliz.

      Agora a parte triste... provavelmente ele não atualizou ainda pois deve ter incompatibilidades com a nova versão. Esse é o problema do fork. É fácil criar e mais fácil ainda de modificar pois não precisa pedir para ninguém. Porém, ao não trabalhar no repositório oficial, fatalmente você terá retrabalho (chato) de se adaptar as novas versões. Dependendo da motivação, o projeto acaba aí.

      Uma rápida olhada no repo do cara mostra só dois commits: um de criação do repo e outro para inserir todos os arquivos. Não é bem algo "em desenvolvimento". Sinceramente, eu tentaria aprender o que ele fez e buscaria soluções com uma base mais confiável.

      Não precisa usar o TextCrawler. O github tem uma busca bem boazinha.
      https://github.com/ROOterDairyman/Goldenorb/search?q=MCC+MNC&unscoped_q=MCC+MNC

      Quem sabe não seja você quem vai copiar/adaptar o que ele fez e integrar a distribuição oficial?

      Excluir
    2. Entendi. Vou tentar fazer isso depois. Acabei flasheando a firmware do cara e curti bastante essa possibilidade de gerenciar modems mobile por lá, coisa que até hoje o repositório oficial do OpenWrt ainda não tem.

      Porém, é uma versão antiga (LEDE 17), e não consigo instalar o luci-proto-ncm por exemplo (que só está disponível a partir do OpenWrt 18.06).
      Com isso acabo rodando o mini-modem em DHCP ao invés de NCM como gostaria (para evitar o Double Nat).

      Até pedi uma ajuda ao rapaz da firmware pra ver se ele conseguiria atualizar ela para o OpenWrt 18.06 pelo menos, já que vi que alguns roteadores ele fez isso (http://ofmodemsandmen.com/upload/) Mas a verdade é que eu preferiria manter na versão Oficial do OpenWrt pra evitar atrasos em updates e ter correções de bugs de forma acelerada, além de evitar de rodar firmwares customizados que não sei a procedência.

      Seus tutorias são bem bacanas e tu já me ajudou com o HPLIP por exemplo (infelizmente mesmo com sua ajuda a minha impressora se recusa até hoje a escanear por rede, hahhaaha). Só que no tutorial de montagem de pacotes que tu fez (achei 2 aqui no seu blog), não vi nenhum mencionando a necessidade de baixar o SDK no roteador que ele irá operar. Ficou um pouco confuso pra mim. Vou tentar ler de novo, talvez você menciona em algum lugar e eu acabei deixando de ler essa parte.

      A propósito, como tu montou um repositório? Conseguiria ensinar isso?
      E como faz pra fazer com que todos os seus pacotes sejam compilados para várias plataformas ao mesmo tempo?
      E depois pra se juntar ao repositório oficial do OpenWrt, quais os passos?

      Valeu garoto!

      Excluir
    3. Olá Diego.

      O repositório é só um monte de pacotes com um Packages(.gz) e a assinatura deste pacote usando o comando usign.
      https://github.com/luizluca/luizluca.github.io/blob/master/update-repo.sh

      Para compilar para várias plataformas, você precisa simplesmente recompilar trocando o arquivo de configuração. O script scripts/env na raiz do projeto ajuda muito nisso. Eu já passei para a próxima etapa e não uso mais ele. A minha estratégia atual é criar dinamicamente a configuração para cada "alvo".

      Em https://github.com/luizluca/openwrt-env/tree/batch, tenho as confs e um "make". Ele recebe como primeiro argumento o alvo. Junto a conf genérica (sem alvo) com a parte específica e rodo o make. Fica mais ou menos assim:

      for target in ar71xx_generic x86_generic x86_64; do ./env/make $target ; done

      Por exemplo:


      for target in ar71xx_generic x86_generic x86_64; do ./env/make $target package/hplip/compile; done


      Também fiz outro processo usando o SDK, mas esse não é o mais apropriado para desenvolvimento pois cada SDK só funciona para um alvo.

      Para adicionar ao repo oficial, faça seu branch do subprojeto de pacotes (https://github.com/openwrt/packages), adicione seu pacote neste repo e faça um "Push Request (PR)" ao projeto oficial. Alguém com acesso de escrita poderá aceitar a mudança.

      https://github.com/openwrt/packages/blob/master/CONTRIBUTING.md

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, instalei openwrt no meu archer c7 V5, porém quero voltar para firmware antigo não consigo poderia me ajudar.

    Motivo: Openwrt está bugando e limitando minha banda em apenas 30megas eu utilizo o simetbox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, uso um v4 sem problemas (60mbps). Deve ser algo ai pois o v5 so tira uma USB.


      Para remover, tem esse oost antigo
      http://luizluca.blogspot.com/2012/05/openwrt-turbine-seu-roteador.html

      Mas seu roteador também permite regravar a firmware via tftp.

      Excluir
  8. Ótimo trabalho tem me ajudado bastante!

    Então, atualizei o meu WR-1043nd-v.2 do 15.05 para o 18.06 (não segui as orientações de backup de configurações propostas no tutorial, queria zerar e refazer), agora, não reconhece (block detect) meu drive hd externo Seagate que fica dedicado ao openwrt, com outros hd-externos e pendrives tudo ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iWan, provavelmente falta algum driver. Ao conectar o HD, deve aparecer algumas linhas no dmesg. Lá você deveria ver coisas como as partições do disco, como isso:

      [ 10.840192] usb-storage 2-1.4:1.0: USB Mass Storage device detected
      [ 10.847374] scsi host1: usb-storage 2-1.4:1.0
      [ 11.147053] scsi 0:0:0:0: Direct-Access Samsung D3 Station 0202 PQ: 0 ANSI: 6
      [ 11.157748] sd 0:0:0:0: [sda] 732566645 4096-byte logical blocks: (3.00 TB/2.73 TiB)
      [ 11.166580] sd 0:0:0:0: [sda] Write Protect is off
      [ 11.171541] sd 0:0:0:0: [sda] Mode Sense: 2b 00 10 08
      [ 11.172328] sd 0:0:0:0: [sda] Write cache: enabled, read cache: enabled, supports DPO and FUA
      [ 11.221332] sda: sda1 sda2 < sda5 sda6 >


      (esse exemplo é do boot, mas não vai ser muito diferente). O seu HD também deveria aparecer no lsusb (pacote usbutils):

      root@router.lan3:~# lsusb -t
      /: Bus 02.Port 1: Dev 1, Class=root_hub, Driver=ehci-platform/1p, 480M
      |__ Port 1: Dev 2, If 0, Class=Hub, Driver=hub/4p, 12M
      |__ Port 4: Dev 3, If 0, Class=Mass Storage, Driver=usb-storage, 12M
      /: Bus 01.Port 1: Dev 1, Class=root_hub, Driver=ehci-platform/1p, 480M
      |__ Port 1: Dev 2, If 0, Class=Mass Storage, Driver=usb-storage, 480M

      Note o Driver=... que diz qual driver do kernel ele está usando. Provavelmente ele usa um driver diferente. Se tiver um linux para testar, ele te mostraria qual o driver ele precisa.

      Excluir
  9. Rapaz... muito chic esse script do sysupgrade!! Parabéns pelo trampo, excelente como sempre!!

    ResponderExcluir
  10. boa noite, fiz um cagada ak, instalei a versão 18.06.1 direto do firmeware da tplink, meu roteador é um wr2543nd, e agora não dou conta de acessar nada no roteador, ele liga pego ip mais não acesso ele nem pelo telnet nem pelo navegador. vc tem alguma dica pra eu tentar ak??? desde ja agradeços

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiz, infelizmente os novos firmware tanto lede quando gargoyle não da mais suporte ao WR841n, suporta o WR842n que tem o mesmo hardware que a versão 8 do 841, porem são 8mb de flash contra 4.. estou pensando seriamente em comprar uma flash de 16mb e soldar (modificar) o meu 841n..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhasse no subtarget tiny?

      https://downloads.openwrt.org/releases/18.06.2/targets/ar71xx/tiny/

      Excluir
  12. luiz,
    boa noite, tenho um pogoplug V3 basico, com OpenWrt Chaos Calmer 15.05.1 / LuCI 15.05-142-gb6330a1 Release (git-15.363.78009-956be55), com mini hd sata de 128GB, onde o overlay esta em "/dev/sda1, ext4 overlay /" assim montado, uso o Luci, onde la tem painel para atualização. pergunto quais os passos para atualizar pra esta nova versão "openwrt-18.06.2-oxnas-ox820-cloudengines-pogoplug-series-3...", pergunto tenho que atualizar uboot primeiro? não preciso? arquivo sysupgrade não é bin tem dentro "control, kernel root" sem extensão, extensão bin só ubifs-ubinized.bin, então estou confuso. uma luz ai pro amigo aqui!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Não tive oportunidade de ter contato com deste modelo, mas é um brinquedo interessante.
      O arquivo tar com sysupgrade no nome deve funcionar sem problemas tanto na linha de comando (sysupgrade ....) como pela Web (Luci). Falta só decidir o formato da raiz (ubifs ou squashfs). Na dúvida, use o mesmo que está funcionando para você. Quanto ao uboot, o em uso deve atender a nova versão.

      O problema na sua pergunta é a versão. 18.06.2. Não é recomendado instalar uma versão anterior quando existe uma nova de correção (muda só o último número) lançada. Já estamos faz um tempo na 18.06.5.

      Agora, uma dica, a 18.06.6 vai ser lançada amanhã (ou hoje se eu digitar muito).
      E se quiser mais diversão, também amanhã chega a versão 19.07.0.
      Pode instalar direto a última sem passar pelas intermediárias.

      (...lançada hoje...digitei muito). Abs


      Excluir
    2. Boa Noite Luiz,
      quero ir para a versão 19.07.3-oxnas-ox820-cloudengines_pogoplug-series-3, a ultima estavel, porem mandei o arquivo via web e ele rejeito alegando formato, mando o bin ou o tar? desculpe se falei besteira, to meio enferrujado, mas de volta ao jogo kkkk.
      Abraço.
      Att Marcos

      Excluir
    3. Se você estava na versão caos calmer, ele usava um segundo uboot para ter mais recursos do que a versão do fabricante. Isso foi resolvido nas versões mais novas.

      A orientação é fazer a instalação do zero mesmo, como se fosse a primeira vez...
      https://openwrt.org/toh/cloudengines/pogoplugpro#installation

      Excluir
    4. Luiz,
      Boa Noite, foi bem simples, fiz a instalação conforme https://openwrt.org/toh/cloudengines/pogoplugpro, com duas direfenças, uma a configuração do IP deixei na minha faixa de rede, fiz antes de enviar a uImage, depois instalei scp no meu note, e enviei o outro arquivo.
      Segunda diferença IMPORTANTE é que a versão estável do sysupgrade não funciona o sata, nem instalando o driver, dai mandei a versão SNAPSHOT e funcionou liso, porem tive que atualizar o Luci, interessante que ele manteve minhas configurações da versão estável, só tive que reinstalar uns aplicativos.
      abc

      Excluir
    5. O snapshot não tem o Luci pré-instalado mesmo. Mas é fácil instalar. O problema do snapshot é que na primeira atualização no desenvolvimento você vai ficar com o kernel incompatível com os módulos do repositório. Então, tente instalar tudo que você quer, em especial os kmods.

      E bugs no snapshot são valiosos. É bom reportar. Como você consegue reinstalar pela serial, pode ficar acompanhando a versão em desenvolvimento atualizando com o sysupgrade. Tem um risco mas é divertido e nada que a reinstalação pela serial não resolva. Só faça o backup antes. Sugiro as opções -o -u -k no sysupgrade, seja para atualizar ou fazer o backup.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir