Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A quem interessa o IPv6?

Tava aqui filosofando com meus botões...

Os provedores de Internet receberam "de graça" um bem que são endereços IPv4. Era só justificar que levava e era assim no mundo inteiro. Enquanto tinha endereços "a vontade", tal bem não tinha preço. Segundo a lei da oferta e procura, se a oferta é ilimitada, o preço é zero. Bem, hoje, a oferta já não é mais ilimitada.

Os endereços IPv4 são necessários para acessar a Internet. Como o mundo não migrou para IPv6, ele ainda é fundamental. Bem, se a oferta reduz (ou melhor, a "produção parou") e a procura só aumenta, temos uma inflação no preço do endereço.

Agora voltamos ao provedor de Internet. Se vc tinha um bem que vale zero, ele não era tão importante assim. Bastava que ele suprisse suas necessidades de negócio e pronto. Agora, quando este bem, ou melhor, ativo, começa a valer alguns milhões, a história muda. O pior de tudo é que, até agora, ninguém disse que o ativo endereço IPv4 é ou não é negociável. Recebeu de graça e agora pode vender. Entendeu a jogada? Quase a galinha dos ovos de ouro. Só não é melhor porque a galinha só vai botar ovos até, no máximo, 2012.

A implementação de IPv6 envolve custos e não possui um retorno visível para o cliente, exceto pelos problemas no serviço durante a migração. Se um provedor implementa a sua rede IPv6, e todos o fizerem, a procura por endereços irá cair, e inclusive, a oferta pode aumentar com os endereços vagos. Com isto o preço do ativo que eles atualmente possuem irá cair abruptamente. Alguém que visa o lucro é louco de fazer isto?

Moral da história: os provedores comerciais não irão implementar IPv6 enquanto a curva de crescimento do valor do endereço ainda estiver subindo e começarão a fazer gambiarras nos seus serviços para poder vender para outros novos provedores o que puder de seus endereços enquanto o preço estive em alta.

Os provedores não irão implementar a rede IPv6 até que:

  1. Os clientes exijam o serviço (IPv6 ou vou para outro que tenha), coisa que não vai acontecer se o cliente não souber do que se trata;
  2. O governo force sua implementação por força de lei ou norma;
  3. Ou, no caso de mau planejamento, eles tenham vendido mais endereços do que podiam e agora precisam comprar.
É, esperem uma inversão no serviço de Internet daqui a um, dois anos. Preços mais altos e qualidade pior devido as gambiarras para usar menos endereços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário