Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

domingo, 5 de setembro de 2021

OpenWrt: versão 21.02 lançada!

Mais um artigo da série sobre o OpenWrt.

Enfim, a 21.02 foi lançada! Demorou bem mais do que o que seria o esperado mas antes tarde que mais tarde. Vamos as novidades:

Primeiro, se você tem um dispositivo com 4 MB de flash e 32 MB de RAM, vai ficar difícil para você. O mínimo agora é 8 MB de flash e 64 MB de RAM. É o fim da linha para muitos entre o TL-WR740ND e TL-WR1043ND. Se souber o que está fazendo, pode customizar a firmware removendo supérfluos com a interface web. Porém, mesmo removendo coisas, a memória RAM limitada pode acabar te sabotando. Eu ainda uso esporadicamente um TL-WR740ND como AP, mas não arriscaria minha internet com ele como roteador, em especial pela Wifi. Minha sugestão? Agradeça a seu velho companheiro e compre um roteador novo. Ou você pode segurar por mais um tempo no 19.07 que ainda terá atualizações de correções e segurança até a próxima versão maior do OpenWrt.

"E qual modelo você recomenda?"A recomendação é buscar modelos com 16 MB de flash e 128 MB de RAM. E a oferta no mercado não está ajudando, principalmente no Brasil. Só não se apegue na esperança que vai surgir um novo modelo lindo, cheio de recursos e barato. Nada de revolucionário surgiu por anos e o velho TP-Link Archer C7 ainda desponta na lista das recomendações. Os baseados em Broadcom nunca tiveram e não vão ter drivers da Wifi, o que elimina quase metade dos modelos acessíveis. Resta dos econômicos um ou outro modelo da TP-Link, D-Link ou Xiaomi ou adicionar um dígito no preço e comprar um Linksys, ASUS,.... Se está aguardando algo com IEEE 802.11ax (vulgo Wifi 6), por enquanto só tem suporte alguns roteadores que usam MediaTek.

A grande novidade da versão é a introdução do DSA no lugar do swconfig. Antes, era como se o OpenWrt fosse um computador com uma porta (ou mais) ligada a um switch gerenciável e o swconfig era o software para configurar este switch. Agora com o DSA, as portas do switch se apresentam como portas do sistema operacional (aparecem no "ip link") e elas são agrupadas como já ocorre com pontes em software (pelo comando "ip"). O sistema operacional cuida, de forma transparente, de escolher como arranjar as portas para usar os recursos em hardware. Mas isso dá algum benefício ao usuário final? Não muito. Uma vantagem é que mudanças no link das portas agora são visíveis ao sistema operacional. Antes o OpenWrt não tinha como saber que a porta usada pela Wan está sem link. Para quem administra o OpenWrt, talvez o DSA seja mais intuitivo pois, para os iniciantes, era difícil ver que a única interface de rede que o sistema operacional via (eth0) não era nenhuma das 5 portas que ele via externamente. Para o projeto a mudança é muito bem vinda pois o DSA já está no kernel do Linux, enquanto o swconfig nunca foi e nunca será aceito. Assim, pode-se reduzir os custos de manter as modificações em paralelo.

"Ótimo, vou logo instalar o 21.02 para ver como o DSA..." Pera aí! A maioria dos modelos não foi migrada. Acredito que o próximo esforço do projeto será migrar tudo para DSA mas, por enquanto, a lista de modelos suportados é pequena. Todavia, a introdução do DSA trouxe uma nova família de produtos para o OpenWrt: switches gerenciáveis de rede. Por enquanto são só modelos (de diversos fabricantes) baseados em Realtek. Não vejo a hora de poder padronizar a gestão de switches de rede em OpenWrt.

O DSA exigiu uma mudança na configuração e aproveitaram o embalo para trocar uns nomes. A configuração antiga ainda vale mas uma configuração nova irá usar nomes diferentes para algumas seções e campos e a interface web vai migrar algumas coisas no primeiro uso. Vai exigir uma pequena adaptação mas vejo como uma mudança para o bom sentido pois temos configurações bem isolada mostrando o que é camada 2 ("device") e camada 3 ("interface").

Ah, se for atualizar para um modelo que migrou para DSA, você verá um erro assustador dizendo que a imagem não é compatível por causa dele. Infelizmente a única forma de instalar de dentro do OpenWrt é forçando a instalação. O problema é "forçar" permite também a instalação de uma imagem errada. Faça com cuidado e preferencialmente em modelos com um método de recuperação de firmware corrompido.

Outra novidade é a inclusão do WPA3 na imagem padrão. Já era possível usar WPA3 no 19.07, mas era preciso instalar e trocar alguns pacotes. E como o WPA3 precisa de uma implementação de SSL, tudo que dependeria de SSL sai quase "de graça", como a interface web por https://. Isso foi um dos motivos (mas não o único) da incompatibilidade com flashes de 4 MB.

Para quem ainda não migrou do ar71xx para o ath76, como esperado, o ar71xx não existe mais. A maioria dos modelos foram migrados e, apesar de não existir uma migração automática, muito da migração é um copia/cola.

E como qualquer nova versão, temos muitas atualizações, com destaque ao kernel 5.4. Ativaram também a aleatorização dos endereços de memória (ASLR) e recursos necessários para containers. Logo poderemos ver os serviços do OpenWrt conteinerizados.

Por fim, esta versão foi lançada com um problema sério conhecido. Para quem depende da aceleração do NAT por software (software offload) para conseguir usar a velocidade de internet contratada, existe o problema de perda de pacotes com o IPv6. Então, para estes, talvez seja bom esperar por uma versão com este problema corrigido.

Vale a pena atualizar? Realmente é uma pergunta difícil de responder. A nova versão trouxe pouco para o OpenWrt. Claro que junto com a nova versão temos uma miríade de pacotes adicionados e atualizados que podem ter melhorias de seu interesse. Mas para quem não instala nada no OpenWrt além da imagem padrão, fica difícil justificar o trabalho do upgrade (mesmo que pequeno). Eu vou atualizar meus equipamentos pelas atualizações nos pacotes e por obrigação de ofício. Depois envio uma postagem sobre o upgrade.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Luis,
    Bom dia,
    Poderia me ajudar a fazer um firmware openwrt do seagate NAS220 para o lacie NS2, motivo que quase todo o hardware é igual e com exceçção do Lacie tem espaço somente para uboot e deve arrancar do HD, também a porta USB dianteira; tudo é igual e roda liso.
    Vc poderia abrir um post para este assunto? Lacie NS2 e openwrt???

    ResponderExcluir