Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

OpenWrt: versão 19.07 lançada!

Mais um artigo da série sobre o OpenWrt.

Enfim, depois de muito tempo (era para ser 19.01) e alguns atrasos (o 7 na versão significa julho), temos uma nova versão do OpenWrt! E obviamente temos um batalhão de correções e algumas novidades interessantes.

Uma primeira e mais impactante é a introdução da plataforma ath79 que irá substituir o muito popular ar71xx. Se você tem um dispositivo TP-Link, tem uma grande probabilidade de usar o ar71xx. A plataforma compartilha um kernel e normalmente atende a uma família de SoC (no caso do ar71xx e ath79, Qualcomm Atheros ar71xx, ar72xx, ar91xx, ar93xx, qca95xx). Só para não misturar, plataforma não é o mesmo que ISA (conjunto de instruções), que pode ser compartilhado entre diversas plataformas como ARM, MIPS (big e little endian), RISC-V e x86. O maior problema do ar71xx era que a descrição do hardware era feita por código C em arquivos tipo march. Cada vez que aparecia um novo dispositivo, mais um pedacinho de código era anexada no kernel (lembra que ele é compartilhado na plataforma?) e isso vai fazendo ele crescer. A alternativa é usar Device Tree, que descreve o hardware de cada dispositivo em uma linguagem própria. Esse arquivo é compilado para cada dispositivo e é anexado ao kernel durante a montagem da firmware. Assim, cada firmware terá apenas a descrição do seu próprio hardware, salvando alguns escassos kbytes de flash. O ath79 é basicamente a migração do ar71xx para o Device Tree. E, principalmente, nos últimos anos, nada entra no Linux que não use Device Tree. Isso permite iniciar os trabalhos de subir o ath79 do OpenWrt para o kernel principal. Agora, vou tentar antecipar algumas perguntas:

P: Meu dispositivo usa ar71xx no 18.06. Posso migrar para ath79?
R: Provavelmente, mas nem todos foram portado. E o ar71xx ainda continua a existir no 19.07.

P: Posso só fazer um sysupgrade do ar71xx para o ath79?
R: Sim, mas as configurações não são exatamente compatíveis. Migrações sem preservar as configurações funcionarão perfeitamente quando o modelo estiver suportando em ambas.

P: Posso manter a configuração do ar71xx no ath79?
R: Na sua essência sim, mas a migração do march para Device Tree permitiu arrumar a casa. Então o nome de LEDs e o caminho das placas Wireless mudaram. O nome dos modelos do roteador também podem ter mudado. É possível que, simplesmente aplicando a configuração do ar71xx, diversas coisas deixem de funcionar, o que exigiria um retrabalho a mais. Sugiro fazer um bom backup e começar do zero, restaurando pontualmente os arquivos.

P: Devo migrar agora do ar71xx para o ath79?
R: Para novos dispositivos, sim. Para upgrades limpos (sem preservar a configuração), sim. Todavia, provavelmente a migração será mais suave (ou não) na próxima versão quando a plataforma ar71xx será removida definitivamente.

Outra novidade interessante é a padronização do kernel na versão 4.14. Isso traz o suporte para a aceleração do roteamento a um bom nível para boa parte das plataformas. Infelizmente poucos têm uma internet de mais de 200 Mbps para usufruir desta melhoria.

Um outro recurso interessante é o suporte ao 802.11r Fast Transition ou Fast Roaming. Para ambientes com múltiplos APs com o mesmo nome/senha, o 802.11r permite a rápida troca de APs. Só não vai funcionar com o wpad-mini (o wpad-basic é o suficiente).

Temos também o suporte para WPA3. Porém, deve exigir o wpad-openssl (o wpad-wolfssl está com problemas).

Agora umas pequenas melhorias de autoria deste que vos escreve.
  1. trafficshaper: pacote para configurar limitação, reserva e priorização de taxa de transferência para classes de máquinas. Era uma pedida frequente.
  2. sysupgrade agora pode gerar backups mais limpos ignorando arquivos não modificados (-u), mais completos, salvando além da configuração (-o) e com uma lista dos pacotes instalados e sua "origem" (-k). Comentei sobre estas opções no passado. No artigo da atualização, devo citá-las novamente.

Provavelmente cada um carece de uma postagem própria.

Por fim, o lado ruim. Como grande parte das atualizações, tudo cresceu de tamanho. Os proprietários de dispositivos com flash de 4 MBytes podem não conseguir atualizar. Para os dispositivos que ainda funcionam, esta será a sua última versão pois o plano é encerrar o suporte para flash pequenas (4 Mbytes ou menos) ou com pouca memória RAM (32 MBytes ou menos) depois da versão 19.07. É o fim da linha para o TL-WR740ND.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário