Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

domingo, 8 de janeiro de 2012

OpenWRT: turbine seu roteador! Escolhendo o Hardware

Com o recente lançamento do OpenWRT 10.03.1 e como seu usuário, resolvi compartilhar algumas experiências por aqui. Este é um primeiro artigo de uma série de outros sobre o assunto.

Em geral, enquanto configurava alguns roteadores wireless residenciais, eu me sentia um pouco frustado. Os firmwares originais dos roteadores são limitados quanto as funcionalidades disponível. É fácil entender isto quando levamos em consideração que o fabricante precisa desenvolver, além do hardware, todo o sistema operacional que será executado, com pilha de rede, servidor http, ssh, telnet, syslog. Foi assim até o dia que eu precisei comprar um roteador wireless para uso pessoal.

Já conhecendo o que me esperava dos firmwares originais, procurei um modelo que fosse compatível alguma coisa alternativa baseada em Linux. Em geral, se funciona com um dos alternativos, será possível fazer funcionar com qualquer outro. Pelo custo/benefício, encontrei o modelo Tp-Link TL-WR740N. Era o mais barato que eu achei. Pesquisando um pouco, você vai descobrir os componentes de qualquer roteador wireless são de poucos fabricantes  como Broadcom, Atheros, Ralink, Texas, Ubicom. As vezes, para um mesmo modelo, o fabricante troca o chipset em uma nova versão de hardware. Por isto, dois equipamentos de mesmo modelo/fabricante podem ter desempenho muito diferente. A D-Link, por exemplo, trocou o chipset de Atheros para Ralink em boa parte dos modelos DIR quando passou da revisão de hardware A para B.

Bem, no meu caso, o TL-WR740N possui configurações bem espartanas:
  • Processador Atheros 400Mhz
  • 4 MB de disco
  • 32 MB de RAM
  • Rede b/g/n
  • 1 antena não removível
  • 4+1 portas FastEthernet (100Mbit)
Para quem está acostumado com "gigas", a volta aos "megas" pode assustar um pouco mas, em geral, é suficiente para o trabalho. É possível realizar melhorias na especificação fazendo alguns "hardware hacks". Este modelo possui pinagem no chipset para uma porta USB 1.1. Também possui uma porta serial com circuitarem não concluída para a casos de emergência. Outros mais radicais chegam a trocar os chips de memória flash e RAM, soldados na placa. Sugiro não contar com estes recursos latentes e, se realmente desejar, compre um modelo que os forneça naturalmente. Durante os testes com firmwares experimentais, tive que soldar a serial e não foi uma atividade divertida.

Ao longo do uso do OpenWRT, notei que eu poderia aproveitá-lo melhor se tivesse algumas coisas a mais na especificação do equipamento. O primeiro ponto que eu melhoraria seria o espaço em disco. 4 MB faz você trabalhar no extremo do limite, literalmente contando os KBytes restantes. Sugiro algo como 8MB. Caso esteja disponível uma porta USB, um pendrive pode ser utilizado como disco mas isto vai tornar seu ambiente mais complexo. Falando nela, uma porta USB é uma grande coisa. Você pode utilizá-la para qualquer finalidade que use USB: modem 3g, pendrive, disco externo, impressora, webcam, placa de som, ventilador...(desde que não use muita corrente). A porta USB torna o roteador muito mais versátil. Os 32 MB de memória RAM é suficiente para os casos normais mas, se for utilizar muitos serviços extras, pode ser necessário mais memória ou utilizar um espaço para swap. No caso da swap, sugiro que seja utilizado um pendrive ou disco externo pela USB. E claro, como qualquer memória virtual, o sistema deve perder desempenho. Eu pessoalmente não utilizo as portas Ethernet da Lan. Se o roteador for utilizado para conectar mais de um computador por cabo, eu optaria por modelos GigaEthernet. Em relação as antenas, uma e fixa é suficiente para mim. Se precisar de uma antena maior, compre as destacáveis. Se precisar de maior alcance e mais banda, compre os modelos com múltiplas antenas.

Conhecendo a disponibilidade de equipamentos no nosso mercado nacional, minha sugestão de compra atual é o modelo Tp-Link TL-WR1043ND.
  • Processador Atheros 400Mhz
  • 8 MB de disco
  • 32 MB de RAM
  • Rede b/g/n
  • 3 antena destacáveis
  • 4+1 portas GigaEthernet (1000Mbit)
  • Porta USB 2.0
  • Porta serial facilmente soldável
Existe novos modelos da Tp-Link que ainda não chegaram no nosso mercado que parecem promissores. Fica a dica, para evitar problemas, observar a tabela de compatibilidade do OpenWRT e atentar para a versão do Hardware suportada e a versão mínima do OpenWRT suportada. Cuidado que na mesma página existem as listagem dos modelos  compatíveis, dos possivelmente compatíveis e dos não compatíveis.


O próximo artigo será sobre a estrutura interna do OpenWRT.

8 comentários:

  1. Luis,

    Por sua experiência, acredito que á tenha ouvido falar ou utilizado o projeto DD-WRT. Queria saber se na tua opinião, o OPENWRT é semelhante ao DD-WRT, ou tem features melhores.

    Eu uso o DD-WRT há um bom tempo em aparelhos Linksys, e funcoina muito bem... sempre dando muito mais features do que o firmware de fábrica... desde um router simples, a um router mais poderoso.

    Qual seu pensamento sobre isto?

    Grato,
    Márcio Dantas

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio,

    Conheço sim o DD-WRT e, inclusive, acho que é mais famoso do que o OpenWRT no Brasil. Porém, nunca cheguei a usá-lo. Vetei a sua instalação estudando a estrutura do projeto.

    O que os difere? O DD-WRT é um projeto mais fechado e com foco comercial. É mais complicado a modificação da firmware e, segundo comentários, uma missão impossível. Segundo a wikipedia, o DD-WRT usa o OpenWRT como base, mas pode incluir programas extras, não livres, com licenciamento vendido pelo site. Se observar os lançamentos do DD-WRT, irá notar também que o projeto não lança novas versões faz um bom tempo, sendo o último preSP2 em 2009. Em resumo, ele é baseado em uma versão antiga do OpenWRT.

    Você irá achar mais documentação e apoio da comunidade no OpenWRT, além de versões mais novas dos SW e um desenvolvimento mais ativo. Acredito que também irá encontrar muito mais recursos. Também, pelo perfil mais aberto do projeto, você mesmo pode colaborar.

    Normalmente é comentado que a interface web do DD-WRT é melhor. Contudo, a última versão do OpenWRT é muito boa. Não vi nada melhor até hoje, mesmo em soluções comerciais.

    Vou deixar um link de um fórum com comentários diversos para você avaliar. Notei uma certa tendência de boas impressões dos que migraram recentemente do DD-WRT para o OpenWRT.

    http://www.hardmob.com.br/internet-redes-and-telefonia/435379-dd-wrt-vs-openwrt.html

    A escolha é sua mas, como fica claro aqui, eu recomendaria o OpenWRT.

    ResponderExcluir
  3. Quantos dispositivos/users aproximadamente consigo conectar neste TP-link com OpenWRT? Tens uma idéia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se "dispositivos/users" for clientes wireless, uns 30. Se for cabeado, acho que aguentaria mais pois não teria congestionamento.

      Um roteador destes aguenta, por padrão, umas 12000 conexões simultâneas e consegue rotear pelo NAT uns 200MB/s.

      Excluir
  4. tenho um modem da net aqui, HUMAX HG100 L4, sabe como eu posso dar um significado melhor a vida desse modem, ele não da opção de atualização de firmware e muito menos mostra qualquer informação de hardware. pesquisei bastante, sem muitp exito. Poderia me dar uma luz? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, em especial modems não é muito simples pois o driver do modem é complicado. Poucos já tem driver no Linux.
      Talvez ele seja um modem igual a outro modelo. Alguns fabricantes compram em lote e revendem com a sua marca.
      Se o modelo original for compatível, você teria uma chance.

      Se quiser tentar portar o OpenWRT para ele, o primeiro passo é identificar os chips, a porta serial e tentar falar com ele por um emulador de terminal.

      Excluir
  5. Olá tudo bem, eu tenho um roteador Multilaser modelo R046 fiz algumas pesquisas e descobrir que ele pode ser(tenho muita certeza) um 'rebrand' do TENDA W311R(pelo menos o layout e bem parecido), só que ao abri-lo notei muitas diferenças em relação ao chips que ali estava (achei 'menas' coisas) em comparação ao TENDA W311R original (https://fccid.io/document.php?id=1153387) o que acabou me gerando um confusão, outra coisa que eu tinha tentado antes foi isso -> (https://wiki.openwrt.org/toh/multilaser/re027?s[]=multilaser) mais sem sucesso não atualizou nada e eu tive que 'resetar' o roteador, eu tirei algumas fotos da placa do Multilaser(http://imgur.com/a/9qPpn), diante dessas informações poderia me da um 'help' por onde seguir deis de já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, parece uma placa bem diferente ;)

      O fato de ser clone não necessariamente resolve o problema pois a interface web pode procurar a marca na firmware.
      Se realmente quiser usar uma firmware alternativa nesse roteador, será o trabalho de portar para um novo equipamento. Normalmente inicia listando os CI, em especial a SoC, flash e memória. Depois vai precisar obter a serial ou a JTAG. Normalmente nesse ponto você poderá começar a jogar uma flash bruta compatível com a SoC e rodar algo. Depois vai ajustando os parâmetros da device-tree, como endereços de periféricos, botões, etc, até ter uma firmware funcional. Por fim, precisa fazer engenharia reversa do layout do arquivo da firmware para poder criar uma versão factory.

      Dá um certo trabalho :)
      https://wiki.openwrt.org/doc/devel/add.new.device

      Excluir