Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

OpenWRT: Instalando o OpenWRT

Antes de mais nada, façam a instalação por sua conta e risco! Eu utilizo o OpenWRT faz algum tempo, já tive problemas de configuração, já corrompi a flash (com firmware experimental). Posso tentar ajudar em alguma coisa mas não tenho como dar garantias.

A instalação do OpenWRT é ligeiramente tranquila. Primeiramente, descubra se o seu roteador possui suporte e a partir de qual versão (coluna "status"). Considerando que ele tem suporte, observe a plataforma alvo (coluna "target"). Os Tp-Link com suporte são todos para o alvo ar71xx. A última versão lançada no final de dezembro de 2011 é a backfire 10.03.1 (Nota:  O nome da distribuição vem de drinks e sua receita é mostrada quando o usuário loga na console)Não recomendo experimentar com firmwares não finais. Os RC são relativamente seguros mas sempre podem apresentar algum problema. Usar a versão em desenvolvimento (trunk) é ainda mais arriscado. Vai do perfil de cada um. Com tudo isto em mãos, vá para a parte de download.

Busque o modelo do seu roteador. No meu caso, é o TL-WR740N. Existem dois arquivos para este modelo:
http://downloads.openwrt.org/backfire/10.03.1/ar71xx/openwrt-ar71xx-tl-wr740n-v1-squashfs-factory.bin
http://downloads.openwrt.org/backfire/10.03.1/ar71xx/openwrt-ar71xx-tl-wr740n-v1-squashfs-sysupgrade.bin
Destaquei algumas coisas no caminho do arquivo. "backfire" é o nome dado ao OpenWRT versão 10. "10.03.1" é a última versão estável lançada (também existem versões anteriores e RC mais antigos). "ar71xx" é a arquitetura alvo, também presente no nome do arquivo. "tl-wr740n" é o modelo do roteador wireless. "v1" é a versão do hardware e pode ser fundamental. Em seguida aparece "squashfs" que representa o formato do disco. Por fim, o que difere os dois arquivos, é a descrição "factory" e "sysupgrade". O "factory" é utilizado somente para a primeira instalação, onde o firmware do fabricante está rodando e o administrador deseja instalar o OpenWRT. Depois da primeira instalação, somente o "sysupgrade" será utilizado.

Para o modelo de exemplo, não existe alternativa do formato do disco. Contudo, para outros, pode existir a alternativa entre o "squashfs" e o "jffs2". O OpenWRT geralmente é utilizado com os arquivos na flash formatados como squashfs (somente leitura) + área de alterações. Quando um arquivo original do firmware é removido no squashfs, ele não libera espaço. Pelo contrário, ao removê-lo, é criado um arquivo de controle extra no espaço de alteração para marcar o arquivo removido e ocultá-lo da raiz, mas ele jamais deixa de existir na ROM e não libera espaço. Já na estrutura "jffs2", não existe área ROM e todos os arquivos são "apagáveis". Porém, isto "permite" que o administrador remova algo importante e faça com que o roteador não ligue mais que, no jargão da área, é chamado de bricked. Com o formato "jffs2", não existe modo de emergência ou recuperação. A recuperação somente é possível interagindo com o gerenciador de boot (serial ou tftp, quando possível) ou dessoldando a flash da placa e gravando externamente. Recomendo fortemente que seja usado exclusivamente o "squashfs". Pode também existir variações do tamanho da flash para um mesmo modelo. Porém isto é um caso raro ou fruto de algum hack de hardware.
Atenção: Antes de qualquer coisa, leia toda a documentação do modelo do roteador na Wiki do OpenWRT. As vezes alguma informação ou instrução peculiar pode ser necessária antes da instalação.
Dica: Se o roteador for a sua única forma de acesso à Internet, baixe toda a documentação necessária. Preferencialmente, não dependa do roteador para acesso à Internet durante o procedimento de instalação. Tenha uma alternativa nem que seja acesso discado. 
Com o arquivo baixado da versão "factory", proceda a instalação do firmware como se este fosse um firmware fornecido pelo fabricando do equipamento. Após a gravação, o OpenWRT estará rodando!

Por padrão, ele estará rodando como 192.168.1.1, máscara 255.255.255.0. Conecte por um cabo de rede ou pela rede sem fio, abra um navegador para http://192.168.1.1 e configure o novo sistema.

51 comentários:

  1. Acompanhei seus posts sobre o OpenWRT, todos muito bons, e tenho interesse em saber mais sobre redes wlan multiplas. Poderia considerar como tema de um próximmo artigo?

    ResponderExcluir
  2. Olá hopugop,

    Fiquei feliz que você gostou dos posts. Você já é usuário do OpenWRT?

    Não vou prometer para o próximo artigo este tema mas vou abordá-lo em breve. Já está na lista entre outras coisas como: ipv6, vpn, 3g, balanceamento entre múltiplos links (multiwan), vlan, firewall.

    Gosto de testar as soluções antes de colocá-las por aqui. Como aconteceu coisas imprevistas, o equipamento que usaria para os testes acabou "entrando em produção". Por isto, vou dar prioridade ao que já implementei com sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. transforemei o meu,,mas deu errado,,,fudeu

      Excluir
    2. Max, tente http://luizluca.blogspot.com.br/2013/12/openwrt-recuperacao-de-desastre-em-video.html

      Caso não resolva, reze para o seu roteador possuir um modo de recuperação de firmware emergencial. Nem todos tem isto mas modelos mais novos da tplink e os dlink tem.

      Fora isto, quase sempre é possível recuperar pela serial. Mas isto depende de um adaptador específico e da solda de uns fios a mais no seu roteador. Tem tópico sobre isto no fórum deste blog:
      http://luizluca.blogspot.com.br/p/forum.html

      Excluir
    3. luiz estou pedindo sua ajuda mas vi não tem como acho que fiz porcaria mas vi que voce não passa de um fraco nessa porcaria de wrtopen acredito que não façam isso mexer no que e original,os engenheiros fabricaram certo e uns metido em firmware acabei tomando na cola obrigado

      Excluir
    4. Excluídos, obrigado pelas gargalhadas.

      A ideia do blog é ajudar as pessoas a se ajudarem. Se não for este seu objetivo, está no lugar errado.
      Procure alguém que preste o serviço de conserto de roteadores na sua cidade e pague para recuperar seu roteador.

      Se essa sua impressão sobre a minha pessoa te deixa mais feliz, que seja feliz. Realmente não é algo que me incomoda.
      Só peço que não transforme os comentários em campo de uma flamewars. Evite o trabalho de escrever um comentário inútil que será excluído sem resposta. Vou deixar o anterior para contextualizar.

      Excluir
  3. Olá Luiz,

    Estes posts em conjunto com opinião de alguns amigos foram o que me motivaram a mudar do firmware original para o OpenWRT. Eu caí aqui procurando por experiências com o OpenWRT com o meu router, TL-WR1043ND. Definitivamente muito melhor que o fw original do ponto de vista de um administrador de sistemas, embora creio que para usuários finais não tão ligados à informática a configuração possa ser um pouco complicada demais...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cara, creio que detonei o meu, por conta própria.... kkk Tem algum modo de recuperação? Não consigo mais acessa-lo peo 19.168.1.1

    ResponderExcluir
  6. Olá Unknown,

    Já lesse o artigo sobre a recuperação?

    http://luizluca.blogspot.com.br/2012/05/openwrt-turbine-seu-roteador_16.html

    ResponderExcluir
  7. qual diferença do open-wrt do dd-wrt
    o open libera cliente ap?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OpenWRT é um projeto opensource. Não existe restrições, licenças. Se o sw foi implementado
      e o hw aguentar, você pode fazer.

      O ddwrt estava meio morto a um tempo atrás. É o produto de uma empresa. Na prática, ele
      usa o openwrt e coloca uma casca por cima. Não conheço profundamente.

      O que recomendo é usar o openwrt. Bem mais evoluído do que a última versão estável do ddwrt.

      Excluir
  8. Luiz, sei que é um post antigo, mas pode me ajudar?
    Comprei um roteador da asus com suporte a 3g. Modelo RT-N13U. Já tentei instalar um modem ZTE e um Huawey 3131 e não consegui conectar na internet com ele. Vc sabe alguma forma ou algum firmware que me ajude? Vlw. igor@podeentrar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor,

      Você já está usando o Openwrt? Se não tem como funcionar com o firmware original, o Openwrt pode resolver. Pelo que dizem na wiki, o teu HW é igual ao SL-R720X (http://wiki.openwrt.org/toh/widemac/sl-r7205)

      Na página da Asus, eles não comentam sobre 3g. É provável que o firmware original não tenha esta função. Como é coisa de software, o Openwrt deve resolver.

      Abs,



      Excluir
  9. Igo, blz.

    Você poderia me ajudar a instalar o transmission e o minidla, em um router 1043nd ?

    Cara estou com Gargoyle instalado, mas não consegui extender a root para o hd espetado na usb. Só falta isso.

    Cheguei a instalar os programas na usb, mas ao dar start ele não dá erro mas também não funciona. Pelo que entendi como não ficou extendida da root ele não funciona.

    Ficarei muito grato se você puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vandré,

      Para instalar ambos, pode ser necessário usar uma partição/arquivo swap, nada muito complicado. O 1043nd tem apenas 32 MB de ram e o minidlna, ao menos para mim, estourou o limite de memória do meu roteador (64MB) durante a fase de escaneamento.

      Você chegou a olhar o post sobre o assunto?
      http://luizluca.blogspot.com.br/2013/03/openwrt-expandindo-o-espaco-do-disco.html

      Excluir
  10. Gostaria de saber se não tem uma versão desses firmeware para c3tehc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta curta: não. Ainda não apareceu um desenvolvedor voluntário com interesse para estudar esse roteador e adaptar o que for necessário. O ideal seria que o próprio fabricante fizesse isto...

      Entretanto, essas marcas mais amplas como a c3 não deve desenvolver o roteador. Deve comprar de um terceiro e colocar a sua marca(OEM). Se for o caso, talvez o modelo original ou de outro revendedor possa estar suportado. Se descobrir mais info, talvez poderemos ter uma resposta mais positiva.

      Excluir
  11. cara, post muito util! porem estou com uma dificuldade.

    Eu uso OS Windows e quero subir o OpenWRT num router da ADB/Pirelli.

    mas eu entro na parte de downloads e nao tem nenhum arquivo .bin
    só tem o arquivo com extensao .squashfs

    o que faço com esse arquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extensão squashfs? Acho que você está em outros diretório.
      Qual URL você está olhando?

      Arquivos como os abaixo contém somente os arquivos do sistema. Faltaria ainda o kernel e alguma assinatura para gerar uma firmware gravável (.bin).

      openwrt-ar71xx-generic-root.jffs2-128k
      openwrt-ar71xx-generic-root.jffs2-256k
      openwrt-ar71xx-generic-root.jffs2-64k
      openwrt-ar71xx-generic-root.squashfs
      openwrt-ar71xx-generic-root.squashfs-64k
      openwrt-ar71xx-generic-rootfs.tar.gz

      Você verificou se seu roteador tem suporte no openwrt?

      Excluir
  12. boa tarde caro Luiz vc poria me ajudar estou com um roteador (http://wiki.openwrt.org/toh/widemac/sl-r7205#supported.versions) e não em contro o openwrt certo pra ele vc poderia dar um ticar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser este:

      http://downloads.openwrt.org/attitude_adjustment/12.09/ramips/rt305x/openwrt-ramips-rt305x-sl-r7205-squashfs-sysupgrade.bin

      Mas só vi a versão sysupgrade. Ela não deve ser aceita pelo sistema atual do seu roteador. A forma que o pessoal usa para instalar o openwrt é via tftp:

      I was able to flash the sysupgrade rootfs image to my board with the tftp and serial console method. Setup a tftp server with the bin file above.
      You will need a USB serial adapter or a PC with an rs232 port (and a level shifter since these are 3.3 V signals). The PCB has a clearly marked console header, unpopulated. Starting with the pin closest to the J2/console label, we have: GND, Rx, Tx, Vcc pins. See below pictures of PCB.
      https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=34878

      Excluir
  13. Excelente post!

    Estou com um roteador tl-wr1043 v1.0 sobrando aqui e queria utiliza-lo para rotear 3g. Porém vi que esse modelo há o problema potência insuficiente na usb. Será que se eu utilizar um hub com fonte externa iria funcionar?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for somente o 3g na usb, não tem problema de potência. Teria se vc ligasse mais de um dispositivo usando um HUB usb. Neste caso, o melhor seria um HUB com alimentação.

      Excluir
  14. Eu estou com um Linksys E900-BR. Ele suporta o open wrt? Se sim coloque os links do firmware para mim, por favor. No open wrt tem opção para bloquear a internet em determinados dias e horários? Tem como voltar pro firmware original depois? Sou acostumado com o gargoyle e DD wrt, isso ajuda em algo para o open wrt? No open wrt tem modo cliente + ap?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com um Linksys E900-BR. Ele suporta o open wrt? Se sim coloque os links do firmware para mim, por favor.

      Sempre olhe aqui, http://wiki.openwrt.org/toh/start, mas leia a wiki dele para ter certeza. Mas o download, olhe em http://downloads.openwrt.org/attitude_adjustment/12.09/bcm47xx/.

      No open wrt tem opção para bloquear a internet em determinados dias e horários? Sim, pelo firewall. Talvez por um proxy http também.

      Tem como voltar pro firmware original depois? Sim

      Sou acostumado com o gargoyle e DD wrt, isso ajuda em algo para o open wrt?

      The Gargoyle interface is a front end for the excellent OpenWrt Kamikaze firmware, and this project would clearly not have been possible without all the hard work of the OpenWrt team (openwrt.org).
      http://www.gargoyle-router.com/about.php


      No open wrt tem modo cliente + ap? sim

      Excluir
  15. o firmware V1 serve para todas variantes v1.x de hardware do wr740n? ou devo procurar uma versão especifica do firmware para meu roteador. Se não me engano ele é o v1.6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itamar, salvo quando existe algo na wiki, dificilmente uma versão 1.x não funcionaria na firmware v1.
      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr740n
      No caso do seu roteador, as informações do 741 também se aplicam:
      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr741nd

      Claro que sempre pode existir um modelo que os desenvolvedores nunca viram e que também introduziu algo diferente. Normalmente, se o firmware é o mesmo na tplink para todos os 1.x, o será também no openwrt. Além disto, por existir v2 em diante, provavelmente é um modelo antigo. Reduz ainda mais a chance de problemas.

      Isto tudo é informação genérica. Vale para qualquer modelo. Como eu já instalei um 740v1.6, pode gravar sem medo.

      Excluir
  16. boas luis,

    tenho um tp linkmr3420 e pus openwrt mas nao consigo configura-lo em condicoes nem consigo mete-lo agora com software de origem.podes me ajudar?

    obrigado

    ResponderExcluir
  17. boas luis,

    tenho um tp linkmr3420 e pus openwrt mas nao consigo configura-lo em condicoes nem consigo mete-lo agora com software de origem.podes me ajudar?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,

      Qual a sua situação? Instalou o OpenWrt e nunca funcionou? Instalou e não conseguiu fazer a configuração que você queria?

      Tem posts neste blog sobre recuperação de OpenWrt e retorno ao firmware original.


      Preferencialmente, abra um tópico no fórum deste blog. É mais fácil para eu responder. Os links estão no começo e no fim desta página

      Excluir
  18. Oi luiz tudo bem? Eu tenho o tplink 8980 adsl2+ e no site openwrt apenas encontro o codigo fonte e nao consigo encontrar o .bin. eu mesmo que tenho d3 compilar? Me da um help please. Tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evertronico,

      Veja o artigo da wiki sobre este equipamento:
      https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/td-w8980

      Se o que você achou foi o .image é para ser gravado apenas pela serial.
      O fórum sobre o tema tem bastante informação:
      https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=49413

      Excluir
  19. gostaria de saber se esse sistema o OpenWrt funciona no Roteador que roda o sistema openrg da vivo modelo w-m2120n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coletek W-M2120N? Não achei qualquer referência. Se for vivo fibra, o pessoal normalmente compra um genérico qualquer com suporte a OpenWRT e troca o roteador da vivo.

      Excluir
    2. sim esse mesmo a Plataforma e essa: DareGlobal TA04G-TF2 (RT633X) 2-Port FTTH

      creio que o modelo da placa e rt633x

      Excluir
    3. na vdd Luiz meu objetivo e tirar o logo Vivo, sendo assim pode ser ate um firmware da OpenRG mesmo, desde que seja sem propaganda nenhuma so o sistema mesmo

      Excluir
    4. conseguiu alguma forma de trocar este firmware ??? estou com o mesmo problema

      Excluir
  20. Boa noite, preciso saber se trabalha com projeto openwrt estou com um projeto que preciso configurar um tplink mr3020 preciso de um programador freelancer gostaria de saber se voce trabalha com isso fico no agurado obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, faço principalmente consultorias sobre o tema auxiliando o desenvolvimento de uma equipe. Porém, quanto a desenvolvimento direto, normalmente trabalho em projetos pontuais pois meus compromissos não me permitem uma dedicação extensiva a novas atividades.

      Excluir
  21. Olá Luiz, instalei o OpenWrt no roteador TP-Link WR741ND.
    A instalação foi tranquila mas ele não instalou a interface LUCI e pra mim que não sou acostumado a configurar via linha de comando acho muito difícil. Vc teria um passo a passo pra instalar a interface LUCI?
    Vi algo na internet de como fazer isso mas não deu certo.
    Se eu não me engano era algo como:
    opkg update
    opkg install Luci

    Mas na hora da instalação deu um erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pierre, deve ser este seu problema:
      http://luizluca.blogspot.com.br/2014/03/openwrt-lidando-com-versao-em.html

      Qual erro está acontecendo? Falta de espaço? Sugiro sempre gravar uma nova firmware já com o Luci.

      Excluir
  22. Ola tudo bem tenho um router 1043nd da TPlink e gostaria de usar o OpenWRT , ele tem interface web ?
    Achei estes arquivos aqui
    https://wiki.openwrt.org/toh/hwdata/tp-link/tp-link_tl-wr1043nd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem na versão estável. Elas são OpenWRT 15.05.1 ou LEDE 17.01.1
      Cuidado com os links da wiki que normalmente apontam para a versão em desenvolvimento.
      Observe sempre a versão do HW na etiqueta do seu roteador.
      Qualquer coisa, manda o link para validar.

      Excluir
  23. Ola Luiz tudo bem tenho um Roteador Wireless N 150Mbps TL-WR740N - TP-Link v6 e gostaria de usar o OpenWRT mas não sei qual é a versão certa por q ele é V6. Tem como vc me fornece o link certo dessa versão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona até na versão CC, mas a firmware precisa ser editada manualmente :P
      https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=64002

      No lede-project, tem uma firmware pronta:
      http://downloads.lede-project.org/releases/17.01.2/targets/ar71xx/generic/lede-17.01.2-ar71xx-generic-tl-wr740n-v6-squashfs-factory.bin

      Só não tenha muita esperança de expandir os recursos do seu roteador. Tenho um 740 e você terá poucos kbytes de espaço livre após a instalação. Então, não terá muito o que instalar a mais
      https://lede-project.org/meta/infobox/432_warning

      Se estiver desconfiado com o lede-project, o resumo é que todos os desenvolvedores do openwrt migraram para ele e eles devem voltar a usar o nome openwrt na próxima versão.

      Excluir
  24. Olá Luiz estive tentando instalar o openwrt no dlink ds-2648b, mas não tive êxito nem via interface e nem através o tftp com os firmares do tipo factory

    Qual sua orientação sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rick, tem algo errado no modelo que você passou. Não achei nem no google o dlink ds-2648b

      Excluir
    2. olá Luiz,

      retificando é o modelo "DSL-2640b" da versão americana da D-LINK.

      Segue o link do modelo

      https://wiki.openwrt.org/toh/d-link/dsl-2640b?s[]=dsl&s[]=2640b

      Bem ainda dei uma olhada no forum nas experiencias do pessoal lá mas nenhum funcionoou

      https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=33146

      Grato pelo retorno aguardo mais informações suas.

      Vlw

      Excluir
    3. Rick, a princípio, não tem suporte. Ao menos não está na lista como tal.

      As vezes a firmware desenvolvida para outro modelo parecido pode funcionar, talvez com pequenos problemas.
      Como você deve ter notado pelos fóruns, variações na versão do HW mudam tudo, inclusive a arquitetura. Então, cuidado ao buscar informações sobre seu equipamento. Só "DSL-2640b" normalmente não é suficiente. Precisa bater a versão do HW.

      Existe uma firmware que parece ser para seu equipamento em:
      https://downloads.lede-project.org/releases/17.01.4/targets/brcm63xx/generic/lede-17.01.4-brcm63xx-generic-DSL2640B-B-squashfs-cfe.bin

      Só não tenho informação do que teria suporte (wiki) e nem relativo a qual versão de HW ela foi desenvolvida.
      Bem, vale o teste ;)

      Pelo fórum, a imagem não será aceita pela web (mas pode testar). Provavelmente você terá que instalar pelo tftp. Alguns modelos dlink também têm um modo de gravação emergencial, inclusive com interface web. Normalmente eles aceitam uma firmware sem validar. Pode buscar para ver se é seu caso e testar também.

      Seria bom, nestes testes, providenciar o acesso pela serial dele. O problema é que isso normalmente exige soldar uns fios na placa e um adaptador serial nível TTL.

      Boa sorte aí!

      Excluir
  25. Vlw Luiz pelo retorno,atenção e as explicações.

    Vou testar do firmware do lede-project.

    Grato

    ResponderExcluir